3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MÚSICA NA PRAÇA NESTE SÁBADO TERÁ BANDA SINFÔNICA JOVEM DO CONSERVATÓRIO

MÚSICA NA PRAÇA NESTE SÁBADO TERÁ BANDA SINFÔNICA JOVEM DO CONSERVATÓRIO

Maestro José Antonio Pereira é o regente da Banda Sinfônica Jovem.

Neste sábado, dia 3 de junho, às 11h, na Praça da Matriz, mais uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, e o Conservatório: a apresentação da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro José Antônio Pereira, no projeto Música na Praça.

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura e apresentará um repertório com seis peças, começando por “By the Rivers of Babylon”, de Ed Huckeby. Os temas musicais de John Williams para televisão, como em Star Wars, Jurassic Park e E.T., serão apresentados na obra “Great Movies Adventures”, com arranjo de Michael Sweeney. De Nino Rota, a Banda Sinfônica Jovem tocará o tema do filme “O Poderoso Chefão” e, de James Curnow, a música “Symphonic Prelude and Dance”. Na parte final da apresentação, o conjunto executará obras que fazem referência a dois importantes artistas já falecidos. Primeiro, “A Tribute to Amy Winehouse”, com arranjos de Paul Kleine Schaars. Depois, “Seleção Tim Maia”, com arranjos de Sargento A. França.

O maestro destaca a importância da Praça da Matriz, em especial o coreto, para a tradição musical de Tatuí. “Este espaço existe desde 1910. Antigamente o coreto era de madeira e havia um costume dos homens passarem por um lado e, as mulheres, do outro. Era o principal lugar da cidade, que chegou a ter quatro bandas se apresentando no coreto num mesmo dia”, comenta Pereira. Ele menciona ainda a presença de dois ícones musicais de Tatuí na Praça: as estátuas do violoncelista João Del Fiol (uma das lideranças responsáveis pela criação do Conservatório de Tatuí) e do violinista Bimbo Azevedo (professor de João e que foi homenageado pelo Conservatório em um concerto especial no dia 11 de agosto de 2014).

Banda Sinfônica Jovem – A Banda Sinfônica Jovem atua desde a década de 60 é formada por cerca de 60 alunos dos cursos de sopro e percussão. Seu regente, o maestro José Antônio Pereira, está a frente da Banda desde 1983. O diferencial do grupo é o repertório, onde se destacam homenagens a jovens compositores e o “Rock in Concert”, com uma seleção especial do gênero arranjada especialmente para esta formação.

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí realiza a prática de alunos em três níveis: iniciação, intermediário e avançado. Seu objetivo é integrar jovens instrumentistas, unindo o repertório erudito ao popular. Ela torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes, visando além do reforço e aplicação, a manutenção e aprimoramento do conhecimento teórico em todos os outros cursos da grade curricular.

Já foi, por duas vezes, premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) – nos anos de 1978 e 1985 – como o melhor conjunto instrumental do Estado de São Paulo.

Maestro José Antônio Pereira – O maestro e professor responsável, José Antônio Pereira, é Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Unesp, cujo trabalho acadêmico foi premiado pela Academia Brasileira de Música. Foi aprovado em concurso para professor de práticas instrumentais na Unesp e atuou como coordenador musical do projeto da Faculdade de Música na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação em Brasília.

Fez cursos de pós-graduação em Metodologia de Ensino e Psicopedagogia, tendo sido, posteriormente, professor de Métodos e Técnicas de Pesquisa em cursos de pós-graduação. é maestro do Conservatório de Tatuí desde 1975 e da Orquestra de Botucatu desde 1986.

Entre os muitos prêmios que recebeu e apresentações que coordenou com este grupo pedagógico, se destacam o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e a apresentação para o Rei da Suécia, em 1985. Atualmente, além de regente da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, é professor de Música de Câmara e Prática de Conjunto da mesma instituição.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.