3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. DIA INTERNACIONAL DA ÁFRICA SERÁ COMEMORADO NA PRAÇA DA MATRIZ

DIA INTERNACIONAL DA ÁFRICA SERÁ COMEMORADO NA PRAÇA DA MATRIZ

O Dia da África é celebrado em diversos países ao redor do mundo.

Neste sábado, dia 27 de maio, das 13h30 às 17h30, o Núcleo Afro Feminino de Tatuí (NAF) realiza, na Praça da Matriz, uma ação em comemoração ao Dia Internacional da áfrica, tendo como tema “Berço da Humanidade”. O evento contará com o apoio da Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura de Tatuí.

O evento terá apresentações de danças com história da africanidade e da descendência, palavras de religiosidade, apresentação da cultura atual, além de workshop de bonecas Abayomis e turbantes afros. “A festividade tem a finalidade de resgatar a ancestralidade e dar continuidade a luta pela igualdade racial”, informa Marisa Estela Silva, responsável pelo NAF.

Dia da áfrica – Dia 25 de maio é comemorado o Dia da áfrica ou Dia de Libertação da áfrica. A data refere-se ao dia em que 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Addis Abeba, Etiópia, no dia 25 de maio de 1963. O encontro teve como objetivo defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid. Os líderes presentes com o objetivo de tirar a áfrica das mãos do domínio Europeu assinaram uma carta de fundação e criaram a OUA (Organização de Unidade Africana). A divisão da áfrica entre os europeus foi definida pela Conferência de Berlim, entre os anos de 1884 e 1885, e dava aos europeus o direito às riquezas humanas e naturais do continente.

A Organização das Nações Unidas (ONU), ao ver a importância desse encontro, instituiu em 1972 o Dia da áfrica. O dia também representa um profundo significado da memória coletiva dos povos do continente e a demonstração de objetivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.

O Dia da áfrica é celebrado em diversos países ao redor do mundo. No Brasil, esse dia serve para promover o reconhecimento da importância da interseção da história e da cultura africana com a história brasileira e mais uma oportunidade para organizar festividades culturais sobre questões importantes para o povo negro.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI