COMERCIANTES LOCAIS PEDEM APOIO PARA NÃO AUTORIZAÇÃO DE FEIRINHAS DE TEMPORADA

A prefeita Maria José Vieira de Camargo recebeu no Paço Municipal, na quarta-feira, 22 de março, a visita dos comerciantes associados e direção da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí. A presidente atual Lucia Bonini Favorito e o futuro presidente Eric Proost se posicionaram sobre algumas situações e reivindicações.

Os comerciantes aprovaram as chamadas “vagas rápidas” no centro. E ainda pediram estudos para ampliá-las. Também foi debatida a criação de um grupo que reunirá setores do comércio e Prefeitura, para projetar ações no centro comercial, que envolvam a mobilidade urbana, segurança e paisagismo.

A campanha “Abrace Tatuí” esteve em pauta. Os comerciantes acharam bastante positivos a campanha e seus objetivos: conscientizar a população sobre o uso correto do espaço público.

O principal ponto da reunião foi a realização das chamadas “feirinhas de temporada”, que acontecem sempre próximas de datas especiais para o comércio, como “Dia das Mães” e “Natal”.

O comércio quer rigor na fiscalização dos espaços utilizados nesses eventos, já que alguns costumeiramente acontecem em locais impróprios, sem alvarás específicos ou sem emitir notas fiscais, produtos de procedência duvidosa e com local sem nenhuma condição de higiene. Para os representantes da ACE, este tipo de evento em nada acrescenta ao município, pois não gera imposto e emprego. Aliás, “faz gerar o desemprego, pois se o comércio local não vende, passa a demitir e deixa de recolher impostos”, apontou a dirigente Lúcia Bonini Favorito.

Maria José disse que agirá com rigor e dentro da lei. “Nosso comércio é uma referência para toda a região. Somos um polo importante de compras. Por isso esta reivindicação dos comerciantes terá toda a nossa atenção”.

O vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro também participou da reunião. Ele enumerou algumas ações importantes da administração nesses 60 dias de governo. “Nossa Guarda Civil já monitora o centro com câmeras. A base operacional fica na sede da GCM. Isso é importante e agora estamos trabalhando para aumentar esses pontos”, destacou Luiz Paulo.

A prefeita comentou com os comerciantes que a administração pretende ouvi-los periodicamente e que um canal de diálogo é sempre importante. “A nossa prioridade é ouvir para poder agir na certeza que estamos fazendo o que é melhor para Tatuí”, destacou Maria José.