PROGRAMA HIPERDIA AJUDA PACIENTES COM HIPERTENSÃO E DIABETES

Os pacientes hipertensos e diabéticos de Tatuí estão recebendo acompanhamento especial nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Estratégia Saúde da Família. O Programa Hiperdia, da Secretaria Municipal de Saúde, retomou as atividades em fevereiro com grupos educativos, de atividades físicas e de caminhada para esses pacientes.

No programa, eles recebem orientações sobre o uso correto das medicações, alimentação saudável e a importância da prática de atividade física regular, bem como a aferição da pressão arterial e glicemia capilar.

De acordo com a diretora da Atenção Básica da Saúde, Marília dos Santos Bernardo, o Programa Hiperdia tem o objetivo de cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de, por meio do cuidado especial, fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida a eles. “A educação em saúde é imprescindível, pois não é possível o controle adequado da glicemia e da pressão arterial se o paciente não for instruído sobre os princípios em que se fundamentam seu tratamento. A participação ativa do indivíduo é a única solução eficaz no controle das doenças e na prevenção de suas complicações”, adverte Marília.

Vale ressaltar que a Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus são doenças crônicas responsáveis por complicações como o acidente vascular cerebral, o infarto agudo do miocárdio, a doença renal crônica terminal, as amputações de membros inferiores e a cegueira.