Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. PROJETO “TATUÍ OLHANDO PARA O FUTURO” CONTEMPLA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO “TATUÍ OLHANDO PARA O FUTURO” CONTEMPLA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em:

Tatuí é a única cidade da região que possui um projeto como este dentro das escolas da rede municipal de ensino.

As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Tatuí estão participando do projeto “Tatuí Olhando para o Futuro”, que oferece acompanhamento oftalmológico para os alunos do 1º ao 9º anos.

Os estudantes recebem, dentro da própria escola, em uma sala equipada com todos os aparelhos necessários para diagnosticar, a visita da professora Ana Paula da Cunha de Miranda, que faz uma triagem e identifica os casos que necessitam de encaminhamento para o oftalmologista. Após a coleta das informações, os alunos são agendados para passar por uma consulta médica no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM), com o oftalmologista Jorge Mendoza. De acordo com os coordenadores do projeto, são atendidas em média 20 crianças por encaminhamento. “Esse projeto é importante, pois o diagnóstico precoce possibilita um resultado mais eficaz e, também, diminui a fila de espera nos atendimentos dos postos de saúde. No procedimento normal, a criança teria que passar primeiro por um pediatra para que depois fosse encaminhada ao oftalmologista”, ressalta a professora Ana Paula.

Segundo a coordenação do programa apenas 13% do total de alunos atendidos possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade visual. Os resultados são visíveis dentro e fora da sala de aula. é possível observar uma melhora de 100% no rendimento escolar dos alunos que começaram a utilizar óculos. Além disso, eles passam a se sentir mais seguros no convívio social e no relacionamento com colegas e professores. “Uma ação aparentemente simples, mas que melhora de verdade a qualidade de vida dos nossos estudantes”, conclui Ana Paula. Ela esclarece que, em média, serão atendidos, por ano, 10 mil estudantes das zonas urbana e rural.

Tatuí é a única cidade da região que possui um projeto como este dentro das escolas da rede municipal de ensino. Trata-se de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, que foi implantada durante a gestão do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo