Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. 1º ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA, IDEALIZADO PELA “NOSSA TRUPE TEATRAL”, ACONTECE NESTE DOMINGO NO CEU DAS ARTES

1º ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA, IDEALIZADO PELA “NOSSA TRUPE TEATRAL”, ACONTECE NESTE DOMINGO NO CEU DAS ARTES

Publicado em:

Formada por três atores e pesquisadores, a “Nossa Trupe Teatral” é um grupo sediado em Tatuí desde 2011.

O grupo “Nossa Trupe Teatral” realizará neste domingo (26/06), às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, o “1º Encontro de Cultura Caipira”. O evento gratuito tem o intuito de fazer um intercâmbio artístico entre grupos culturais do município e de valorizar a cultura caipira, tão tradicional na região. 

No local, o público poderá apreciar diversas apresentações artísticas de cultura caipira, como o espetáculo teatral “Treis Causo e o Resto é Prosa”, duelos de cururu com músicos tatuianos, roda de conversa e contação de histórias. 

O espetáculo “Treis Causo e o Resto é Prosa” – que tem direção, cenografia e consultoria caipira de Jaime Pinheiro – se passa em uma pequena venda, onde Tonho (dono do estabelecimento), Dito (benzedeiro da vila) e Zé (tocador de viola) jogam conversa fora enquanto aguardam a chegada do caminhão de leite. Durante esse tempo, diversos assuntos vão ganhando espaço, desde o benzimento de animais até histórias de folclore, de sorte e de amor.    

Com a criação e a participação dos atores João Fabbro, Rodrigo Cassiano da Costa e Thiago Leite, a apresentação propõe aos espectadores um convite para conhecer e se encantar com a beleza e a simplicidade de uma tradição cultural tipicamente interiorana, onde estão fincadas muitas das raízes históricas de Tatuí e região.   

O “1º Encontro de Cultura Caipira” recebeu recursos por meio do Edital de Cultura nº 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III da Lei Aldir Blanc (LAB) e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí. 

O CEU das Artes, local da apresentação, está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone (15) 3259-5340. 

Sobre a nossa Trupe Teatral – Formada por três atores e pesquisadores, a “Nossa Trupe Teatral” é um grupo sediado em Tatuí desde 2011, tendo como eixo de investigação processos de criação teatral fundamentados no ofício do ator. A Trupe tem verticalizado suas pesquisas em algumas áreas de conhecimento, tais como a linguagem do palhaço, a relação corpo e voz e processos vinculados à pedagogia do fazer teatral.   

O grupo acredita que as práticas artísticas de criação e pesquisa, como micro espaços de reflexão sobre questões latentes na sociedade contemporânea, emergem da trajetória e do anseio por um modo de fazer artesanal, que busca ampliar a compreensão frente a princípios referentes ao trabalho do ator e a relação entre vida/obra/arte. Nessa trajetória nascem os espetáculos: “Seu Bonanza”, “Presentes Memórias de Kaspar Hauser”, “O Pastelão e a Torta” e “A incomum arte de não prestar pra nada”. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO” PROMOVE ENCONTRO COM O ESCRITOR RENATO J. MELLO NA E.E. PEI “PROF. ARY DE ALMEIDA SINISGALLI”

No bate-papo com Renato J. Mello, os alunos terão a oportunidade de interagir com um escritor, extraindo, de forma enriquecedora, tudo o que a escrita e a leitura podem proporcionar.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TATUÍ, EM PARCERIA COM O SENAI, INICIA A PRIMEIRA TURMA DO CURSO INÉDITO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Há previsão de abertura de novas turmas; os interessados devem procurar o Centro de Formação Profissional de Tatuí – Parceria SENAI.

TATUÍ REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE NESTA QUINTA-FEIRA (13/6)

Esta Conferência é uma etapa preparatória para a “7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas” e para a “6ª Conferência Nacional das Cidades”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo