Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. TATUÍ TERÁ QUATRO REPRESENTANTES NO FESTIVAL “REVELANDO SP”, QUE ACONTECERÁ EM JULHO, NA CAPITAL PAULISTA 

TATUÍ TERÁ QUATRO REPRESENTANTES NO FESTIVAL “REVELANDO SP”, QUE ACONTECERÁ EM JULHO, NA CAPITAL PAULISTA 

Publicado em:

Grupos tatuianos integrarão a programação cultural do Festival “Revelando SP”, idealizado pela Organização Social de Cultura “Amigos da Arte”.

Quatro manifestações artísticas tradicionais de Tatuí – seresta, catira, cururu e bonecões e cabeções carnavalescos – integrarão a programação cultural do Festival “Revelando SP”, idealizado pela Organização Social de Cultura “Amigos da Arte”.  

Ao todo, 280 grupos culturais, de 120 municípios paulistas compõem o evento, que acontecerá de 20 a 24 de julho, no Parque da Água Branca, em São Paulo. 

Os grupos tatuianos “Seresteiros com Ternura”, “Tropeirinhos do Rancho”, “Canturiões do Cururu” e o “Cordão Folclórico Tatuiense – Cordão dos Bichos” participarão do Festival, que é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista, por meio de manifestações culturais, de artesanato e de culinária, em um grande evento. 

Sobre os contemplados tatuianos – O “Cordão Folclórico Tatuiense – Cordão dos Bichos” foi criado em 1928, virou tradição municipal e se tornou Patrimônio Cultural de Tatuí. Com seus adereços formados de bonecões e cabeções, o grupo tradicionalmente se apresenta no Carnaval e em eventos populares espalhando muita alegria; além de representar a cidade em programas folclóricos em âmbito nacional.

Já o “Tropeirinhos do Rancho” teve início na última década, em 2012, no bairro Congonhal, pelo violeiro e fandangueiro José Rafael de Oliveira. Seu objetivo é resgatar, preservar e divulgar as tradições tropeiras e caipiras, como o fandango, a catira, a recomenda das almas, as cavalgadas, a queima do alho, a música raiz, o toque de berrante, entre outras tradições do interior que, com o passar dos anos e o desenvolvimento, foram se perdendo. Atualmente, o grupo mantém o Espaço Cultural “Rancho da Viola”, para o desenvolvimento das culturas de tradição e raiz. 

O tradicional grupo “Seresteiros com Ternura” destaca-se na cultura tatuiana desde o seu surgimento, no início de 2002, quando se apresentava embaixo da árvore chorão, nos jardins do Conservatório, em frente à rodoviária. Desde então, mantém viva a tradição da seresta no município e na região, se apresentando em diversos locais e festividades. Desde 2007 representa Tatuí no “Revelando SP” e desde 2013 promove o Projeto “Noite da Seresta com Ternura”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”. 

Por fim, os “Canturiões do Cururu” existem desde os anos 50 e se apresentam em rodas de cururu de diversas cidades, como São Paulo, Sorocaba, Agudos, Piracicaba, Botucatu e São Manoel, recebendo vários prêmios. O grupo já participou do Torneio de Cururu do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, entre os anos de 2009 e 2014; e foi contemplado no “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

PREFEITURA REALIZA SETE PLANTÕES TIRA-DÚVIDAS DOS DOIS EDITAIS REFERENTES AO SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO

As ações acontecerão nos dias 25 e 26 de junho e 2, 4, 11, 16 e 18 de julho, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

PESSOA PORTADORA DE FIBROMIALGIA TEM ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM TATUÍ; CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PODE SER ADQUIRIDA NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO

A Carteira de Identificação da Pessoa Portadora de Fibromialgia é reconhecida como documento hábil para garantir atenção integral e atendimento prioritário nos serviços públicos e privados do município de Tatuí.

NOVA APRESENTAÇÃO DE MATHEUS FRANZ QUINTETO COM O CONCERTO “NOVAS NOTAS” É REALIZADA NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O último concerto será neste domingo, dia 23 de junho, às 16h.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo