Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. DIA DE SÃO JORGE E DA CULTURA DE TRADIÇÃO RAIZ TERÁ, NO MUSEU, UMA PROGRAMAÇÃO REPLETA DE…

DIA DE SÃO JORGE E DA CULTURA DE TRADIÇÃO RAIZ TERÁ, NO MUSEU, UMA PROGRAMAÇÃO REPLETA DE MUITO CURURU

Publicado em:

Cururu com Zacarias Camargo e apresentação do “Tropeirinhos do Rancho” serão destaques.

Em comemoração ao Dia de São Jorge e ao Dia da Cultura de Tradição Raiz, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá, às 15h deste sábado (23/04), o Projeto “Revelando Tatuí”. O evento é uma forma de valorizar a cultura raiz, como o Cururu e sua variante, conhecida como “Caninha Verde”, bem como as tradições tropeiras e caipiras da “Cidade Ternura”.  

A Praça do Museu receberá primeiramente o Projeto “Cururu – Patrimônio da Nossa Terra – Desafio Poético ao Som das Violas”, de Zacarias Camargo, que busca valorizar o gênero musical que há muito tempo é parte integrante da tradição tatuiana. Também pensando nisso, existe a intenção de reviver os “Canturiões do Cururu”, que ainda trazem em seus corações essa tradição, como forma de promover o contato e a revalorização do Cururu, manifestação da cultura raiz tão importante para a identidade do município.  

Em seguida será a vez da apresentação “Tropeirinhos do Rancho – Nossa Alegria Contagia – Tradição de Nossa Terra”, do coletivo cultural “Tropeirinhos do Rancho” – coordenado pelo José Adilson Idro Oliveira – que, desde 2012, resgata, preserva e divulga as tradições tropeiras e caipiras, como o fandango, a catira, as cavalgadas, a queima de alho, a música raiz e o toque do berrante, por exemplo. 

Por fim, encerrando o dia, haverá a apresentação do Projeto “Uma Roda de Caninha Verde – Variante do Cururu Tradicional, Tradições Musicais de Nossa Terra – Improvisos e Variações”, de Esmeraldo Donizete da Silva. Em seu repertório, o Projeto terá músicas da variação do Cururu, chamadas de “Caninha Verde” – uma junção do Cururu de improviso com o ritmo das músicas. Esta modalidade, assim como o Cururu tradicional, nasceu na região chamada de “Médio Tietê” e se espalhou para diversas regiões do Brasil. É uma manifestação tradicional muito animada e divertida, que exige raciocínio e habilidade dos participantes, promovendo o contato e a revalorização desta modalidade. 

Os cururueiros Zacarias Camargo e Esmeraldo Donizete da Silva, popularmente conhecido como Esmeraldinho, e José Adilson Idro de Oliveira, do “Tropeirinhos do Rancho”, receberam recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB), e contam com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo