Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. CAPELA DE SÃO JOÃO DO BEMFICA ESTARÁ ABERTA PARA VISITAÇÃO

CAPELA DE SÃO JOÃO DO BEMFICA ESTARÁ ABERTA PARA VISITAÇÃO

Publicado em:

Horário de visitação é das 10h às 16h.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, informa que a recém-inaugurada Capela de São João do Bemfica está aberta para visitação esta semana, inclusive sábado e domingo, das 10h às 16h.

A Capela, que é considerada o berço do povoado de Tatuí e foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí em 02/06/2002, por meio do Decreto Municipal nº 4.221/02, está situada na Estrada Municipal Moisés Martins, sentido Distrito de Americana.

A partir da próxima semana, as visitas poderão ser agendadas, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Capela de São João do Bemfica – é o local, segundo registros históricos, onde surgiu o primeiro povoado de Tatuí por volta de 1823. De acordo com o historiador Renato Ferreira de Camargo, a povoação de "Nossa Senhora Del Populo" surgiu simultaneamente à fundação da Fábrica de Ferro do Ypanema, fundada pelos irmãos Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e Martins Garcia Lumbria. A povoação, pertencia ao distrito de Sorocaba e, mais tarde, deu origem a cidade de Tatuí.

Sabendo das atividades religiosas em Ypanema, a igreja transferiu o título de paróquia a uma capela construída pelo povo no sítio e povoado de “Tatuhú”. São João do Bemfica foi condecorada com título de paróquia em 1818. No mesmo ano, os moradores de Tatuhú construíram uma nova capela, denominada São João Batista, no bairro do Bemfica.

Em 19 de agosto de 1817, o território de São João de Ypanema foi desmembrado de Sorocaba, e nele criado uma paróquia, tendo como matriz a capela de São João, de propriedade da fábrica de ferro.

Em 22 de fevereiro de 1823, o padre Gaspar Antônio Malheiros, que assumira a capela dois anos antes, escolheu o território de Ypanema para a construção da Igreja Matriz. A imagem de São João Batista, porém, foi retirada pelos moradores de Tatuhú, e colocada numa capelinha do bairro.

A Capela foi reconstruída em 1926, durante o governo Norman Bernardes, e reinaugurada com missa solene, em comemoração ao centenário de Tatuí.

Depois, em 1970, ela foi reconstruída novamente por Laurindo Dias Minhoto, ano em que ele encontrou nos campos do Bemfica uma velha cruz de madeira, sob a qual, mandou construir a capelinha de palhas de indayá. Em sinal de protesto à decisão do padre – em transferir a matriz -, os moradores batizaram a capela de São João do Bemfica, indicando que ali, onde Tatuí nasceu, deveria ficar a paróquia.

Em 1971, a Capela foi reformada, na gestão do prefeito Orlando Lisboa de Almeida, e, em 1999 ela foi restaurada, com mão-de-obra da Prefeitura Municipal e doação de parte do material pela comunidade. Em 2002, na gestão do ex-prefeito Ademir Borssato, nos mesmos moldes da reforma e restauração de 1971, a Capela foi restaurada.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO DA 12ª SÃO JOÃO DO BEMFICA, A FESTA JUNINA OFICIAL DE TATUÍ, QUE ACONTECE NA PRAÇA DA MATRIZ, DE 7 A 9 DE JUNHO

Tradicional na cidade, o evento tem rica programação cultural, com danças e músicas juninas, e um delicioso cardápio típico.

NESTE SÁBADO (11/5), CONSERVATÓRIO DE TATUÍ APRESENTA SHOW DE NEI LOPES E FABIANA COZZA

Os artistas apresentarão o álbum “Urucungo”, lançado no final do ano passado.

ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DO CONCERTO DE MÚSICA BRASILEIRA PARA SAXOFONE E PIANO ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Os protagonistas da noite de 16 de maio são os músicos Giancarlo Medeiros, saxofonista barítono, e Miriam Braga, pianista.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo