SAMU TATUÍ PROMOVE FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DO PROJETO AMIGOS DO SAMU TEEN

No dia 20 de julho, na ETEC “Sales Gomes”, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Tatuí realizou a formatura da primeira turma do Projeto Amigos do SAMU Teen, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

Na ocasião 51 adolescentes, de 12 a 16 anos de idade, alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, receberam os certificados de conclusão do projeto, que contou com uma semana de atividades de conscientização em relação ao acionamento do serviço 192 e do risco de trotes, atendimento aos primeiros socorros, exercício da cidadania, respeito as regras de trânsito, prevenção aos acidentes domésticos e prevenção sobre uso e abuso de álcool e drogas. Os jovens que se destacaram durante as aulas do projeto irão acompanhar os profissionais do SAMU Tatuí durante a Feira de Saúde, que ocorrerá em Tatuí no dia 18 de agosto, e irão ensinar a população a prestar os primeiros socorros.

Estiveram presentes na solenidade, além da coordenadora da Base Descentralizada SAMU 192 de Tatuí Cássia Stela Rodrigues Alvares, a prefeita de Tatuí, Maria José Gonzaga, o secretário municipal de Saúde Jeronimo Fernando Dias Simão, os vereadores Alexandre de Jesus Bossolan, Joaquim Amado Quevedo, Jairo Martins (Pepinho), José Carlos Ventura, a supervisora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Costa Rosa Cecílio, representando a secretária de Educação Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, o cabo Mateus Oliveira e o soldado Renan Ribeiro, ambos do Corpo de Bombeiros, o comandante da 2º Companhia da Polícia Militar Capitão PM Luiz Silva e o sub comandante Antonino Costa, representando o comando da Guarda Civil Municipal.

Os adolescentes do Samu Teen apresentaram durante a formatura quatro simulados sobre o que aprenderam: atendimento a crise convulsiva, manobra de desengasgo no bebê e adulto, atendimento a uma vítima de capotamento e atendimento a uma parada cardiorrespiratória no adulto. O projeto contou com 13 instrutores do SAMU e 8 monitores voluntários.

O projeto contou com a participação de diversas instituições, entre elas Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além do apoio de empresários e comerciantes de Tatuí.