Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Serviços
  4. »
  5. Festas Municipais

Festas Municipais

Aqui, você irá encontrar:

Informações sobre o Calendário de Eventos de Tatuí.

Tatuí Folia

Um dos carnavais mais conceituados do interior de São Paulo, conta com a participação do tradicional Cordão Folclórico dos Bichos e Blocos Carnavalescos. A folia tatuiana é destaque com o desfile de blocos pelas ruas da cidade, bailes carnavalescos em clubes, shows na Praça da Matriz e uma exposição que resgata os antigos carnavais de Tatuí.

Festa de São Jorge

Essa tradicional festa de Tatuí conta com a procissão dos cavaleiros de São Jorge, onde mais de 200 cavaleiros de Tatuí e região percorrem as ruas da cidade com o andor de São Jorge. A procissão termina no Recinto de Eventos do Lar Donato Flores onde é realizada uma bênção aos cavaleiros e logo após acontece uma festa com shows de música raiz, almoço caipira e provas equestres.

Dia do Desafio

O objetivo do Dia do Desafio é motivar a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental, fazendo com que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.

Festa da Caridade

O Tradicional tapete é confeccionado com o apoio de mais de 200 voluntários da religião católica de Tatuí, ele percorre 13 quarteirões, aproximadamente 1.4km, sua decoração tem inicio na noite da quarta-feira e segue pela madrugada a dentro. Na manhã de Corpus Christi é realizado a procissão sendo finalizada no Asilo Lar São Vicente de Paulo, onde acontece a popular Festa da Caridade.

A “Festa da Caridade” é realizada no feriado de Corpus Christi no Lar São Vicente de Paulo, esse ano de 2018 será realizada a “89ª Festa da Caridade”. O evento movimenta 600 voluntários e chega atrair público de mais oito cidades da região, totalizando um público de aproximadamente 35mil pessoas. Ela conta com uma praça de alimentação, parque infantil, quermesse, shows, bazar e brechó. E, também leilão de animais e prendas.

Festa de São João do BemFica

Essa Festa Junina leva o nome de um santo que nosso folclore consagrou como sendo estritamente de Tatuí: o São João do BemFica. O evento é realizado na Praça da Matriz durante três dias. A festa envolve os alunos da rede municipal de ensino com apresentações de quadrilhas juninas e concurso de miss e mister caipirinha.

Também há uma praça de alimentação com várias barracas com comidas típicas.

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

O Centro Cultural Municipal recebe exposições dos mais variados gêneros por um período quinzenal ou mensal. O Prédio está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro. A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 19h às 21h.

(Ver no mapa…)

CALENDÁRIO CULTURAL ARTÍSTICO
  • Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e Teatro “Procópio Ferreira”

Encontros, festivais e concursos realizados anualmente pelo Conservatório representam uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Alguns dos principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí.

  • Projeto Música na Praça

 O Projeto Música na Praça é desenvolvido pela Prefeitura de Tatuí através do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico, proporcionando apresentações musicais de diversos gêneros para os munícipes e visitantes. O Projeto é realizado todos os sábados a partir das 11h da manhã na Praça da Matriz no período de Março a Dezembro.

  • Seresta no Museu

 O Projeto Seresta com Ternura acontece toda segunda sexta-feira do mês uma apresentação de seresta, sob coordenação artística de Maria Inês de Camargo (personalidade da seresta tatuiana), é um evento aberto ao público e gratuito e acontece toda 2ª sexta-feira do mês.

  • Feira de Artesanato

 A Feira de Artesanato de Tatuí é realizada na Praça da Matriz mensalmente e conta com a participação de 25 artesãos que oferecem aos interessados uma variedade de produtos artesanais, tais como: artigos em couro, tapetes, fios de algodão, brinquedos, patchwork, crochê, bijuteria, aromatizantes, arte em upcycling (recicláveis), fuxico, tricô, bordado, costura criativa, artesanato em madeira, biscuit, trabalhos decorativos, panos de prato em crochê, biojoias, entre outros.

Encontrou o que procurava ?

Para podermos melhorar nossos serviços,
avalie as informações aqui prestadas
clicando no botão a seguir.

Conte-nos o que achou ?

Para podermos melhorar nossos serviços, avalie as informações aqui prestadas.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo