PREFEITURA DEFINE PROGRAMAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE FOLDERS E PRESERVATIVOS PARA O CARNAVAL

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, definiu, na última sexta-feira (14/02), a programação da distribuição de folders e preservativos para o “Tatuí Folia – Samba e Alegria”, do Carnaval 2020.

A medida visa a distribuição de, aproximadamente, 7.200 preservativos, além de folders com orientações para prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Serão orientados, também, com relação aos locais e às formas de realizar testes, além de tirar dúvidas em geral.

Se surgirem dúvidas ou problemas relacionados às ISTs, ou até a necessidade ou vontade de realização de testes e exames, deve-se procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, no Ambulatório de Infectologia, que está situado na Travessa Monsenhor Magaldi, nº 296, Centro, próximo à Maternidade. Os telefones para contato são: (15) 3259-1564 e (15) 3259-6358.

Programação – No dia 15/02 (sábado), os preservativos e folders serão distribuídos no Bairro Americana, a partir das 14h, e na A. A. XI de Agosto, durante o evento “Vermelho e Preto”, a partir das 22h; no dia 22/02 (sábado), serão distribuídos na Praça da Matriz, a partir das 19h, e no Clube de Campo, durante o evento “Azul e Branco”, a partir das 22h; no dia 23/02 (domingo), serão distribuídos na Praça da Matriz, a partir das 22h; no dia 24/02 (segunda-feira), serão distribuídos também na Praça da Matriz, a partir das 20h; e no dia 25/02 (terça-feira), serão distribuídos, novamente, na Praça da Matriz, a partir das 19h.

CASA PUBLICADORA BRASILEIRA FARÁ DOAÇÃO PARA OBRAS DO PROJETO ABRACE A SANTA CASA

O presidente da Casa Publicadora Brasileira, José Carlos de Lima, e seus diretores visitaram na quinta-feira (13/02) a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí para conhecer melhor o Projeto Abrace a Santa Casa e ver de perto as reformas da ala de Pediatria, no segundo andar do prédio da Maternidade, além do Centro Cirúrgico, UTI e a Psiquiatria.

Estiveram presentes acompanhando a visita a prefeita Maria José Vieira de Camargo; a secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins; a coordenadora do Projeto Abrace a Santa Casa e voluntária do FUSSTAT, Alessandra Vieira de Camargo Teles; e a farmacêutica Kátia Abuchaim, da equipe técnica da Secretaria da Saúde.

A Casa Publicadora Brasileira, editora localizada em Tatuí há 35 anos, anunciou na oportunidade que irá disponibilizar 100 mil reais para as obras do Projeto Abrace a Santa Casa. No passado, a instituição já colaborou com outras iniciativas da Santa Casa e da cidade. “Faz parte da nossa filosofia incentivar a saúde e o bem-estar das pessoas”, ressaltou o presidente da instituição, que está completando 120 anos e produz materiais educacionais, religiosos e de saúde. A Casa Publicadora Brasileira leva o nome de Tatuí para todos os lugares do Brasil e várias partes do mundo. “É muito bom saber que outras empresas também estão ajudando os projetos da Santa Casa e investindo em voluntariado”, ressaltou o presidente da editora.

Depois, ainda com a prefeita, o pastor Lima e o grupo visitaram as obras da UPA, que está em sua fase final de construção, com mais de 1700 m2 de área construída. A equipe ficou surpresa pelo tamanho da obra e dos projetos que a Prefeitura de Tatuí tem para o local no atendimento de urgência e emergência. A previsão de inauguração da UPA é para o 1º trimestre de 2020.

O que já foi feito na Santa Casa – Desde que assumiu a Prefeitura de Tatuí, a gestão da prefeita Maria José Vieira de Camargo tem se empenhado na reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, que estava em grave crise administrativa. Desde 2017, vários avanços foram registrados, tais como: regularização dos salários dos funcionários (motivo da greve em dezembro de 2016); reabertura do Banco de Sangue, em parceria com o Lions Clube; reforma de 33 quartos (111 leitos) da Ala Orlando Bolzan (atende preferencialmente o SUS, com apoio da comunidade); Sala de Acolhimento Familiar para pacientes da UTI, em parceria com o Rotary Club de Tatuí; reforma da Pediatria (novo espaço, com lactário e brinquedoteca, perfazendo 16 leitos e 10 quartos); reforma do Centro Cirúrgico (de uma sala com equipamentos de 30 anos atrás, fomos para três novas salas bem equipadas, com investimento de R$ 600 mil na compra de novos equipamentos); reforma e ampliação da UTI, com oito leitos e um box de diálise, além do investimento de mais de R$ 170 mil na compra de novos equipamentos, em parceria com o Rotary Club de Tatuí; e, mais recentemente, inauguração da nova ala psiquiátrica, com oito leitos para atender os pacientes do SUS, além de um leito particular.

FUSSTAT REALIZOU, NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, CURSOS DE CABELEIREIRO E MANICURE

Na quinta-feira (13/02), o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT) promoveu a abertura dos cursos de Cabeleireiros e Manicures, no Espaço de Beleza. A prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve presente.        

O curso de Cabeleireiros reuniu 30 pessoas. Ele é ministrado pela professora Mariselma Pires, no qual os alunos recebem diversas dicas sobre o assunto, tendo aulas teóricas e práticas, sempre acompanhados por um professor. São mostradas as formas de usar e aplicar os materiais da profissão, e as técnicas de corte de cabelo, escova, luzes e mechas.

Já o curso de Manicures reuniu 28 alunos, e é ministrado pela professora Ivani Almeida, onde também são oferecidas aulas práticas e teóricas, nas quais os participantes receberam as dicas e ensinamentos da profissão, como a regular higienização dos materiais e as técnicas para ser manicure.

Mais informações estão disponíveis na sede do FUSSTAT, que está situada na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.

PAT DE TATUÍ ESTÁ COM VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tatuí (PAT) tem vagas de emprego disponíveis.

São elas: contador, com curso Superior completo em Ciências Contábeis e experiência na função – comprovada em Carteira de Trabalho (uma vaga); auxiliar de licitação, com curso Superior completo na área e experiência na função – comprovada em Carteira de Trabalho (uma vaga); aplicador de insulfilme, com experiência comprovada na função, possuir CNH categoria B (uma vaga); analista de controladoria/custos, com curso Superior completo em Ciências Contábeis, ter experiência comprovada na função e conhecimentos em EBITDA, demonstrações contábeis e balanço patrimonial DRE (uma vaga); operador de manutenção predial, com experiência em alvenaria, hidráulica e elétrica (uma vaga); garçom, com experiência comprovada em carteira (uma vaga); operador de telemarketing, com experiência comprovada na função (uma vaga); pedreiro, com experiência comprovada em Carteira de Trabalho (uma vaga); armador de ferragens, com experiência comprovada em Carteira de Trabalho (uma vaga); técnico de garantia da qualidade, portando somente o currículo (uma vaga); auxiliar de enfermagem, com COREN ativo no estado de São Paulo (dez vagas); técnico (a) de enfermagem, com COREN ativo no estado de São Paulo (dez vagas); enfermeiro (a), com COREN ativo no estado de São Paulo (dez vagas); divulgador/panfletagem, com ou sem experiência, sendo freelancer (uma vaga); auxiliar de recursos humanos, com experiência na função – comprovada em Carteira de Trabalho (uma vaga); técnico (a) de garantia da qualidade, com ou sem experiência, devendo possuir curso Técnico em Química ou Nutrição (uma vaga); atendente de drogaria, com disponibilidade de horário e experiência na função – comprovada em Carteira de Trabalho (uma vaga); jardineiro, com experiência na função (uma vaga); e estagiário na área de Pedagogia e áreas ligadas à educação, devendo estar matriculado em Faculdade Presencial ou EAD, com disponibilidade para trabalhar 5 horas por dia, de segunda a sexta-feira (uma vaga).

O PAT é um órgão da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, que funciona no CATE – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, antigo Alvorada Clube. O atendimento ao público é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4766.

FUSSTAT ABRE INSCRIÇÕES PARA DIVERSOS CURSOS, QUE SERÃO REALIZADOS NO INÍCIO DE MARÇO

O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT) abriu as inscrições para os cursos que serão ministrados no início do mês de março, em seus diversos Centros de Capacitação na cidade.

As inscrições poderão ser realizadas em todos os Centros de Capacitação, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Os cursos serão gratuitos, e todos serão realizados 13h30 às 16h30.

A sede principal do Fundo Social está situada dentro do Centro Cultural de Tatuí, na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro (antigo Alvorada Clube).

Agenda dos cursos – No Centro de Capacitação do Jardim Gonzaga: no dia 03/03 (terça-feira), será realizado um Workshop de tortas; no dia 04/03 (quarta-feira), será promovido o “Be-a-ba da costura para jovens”; no dia 05/03 (quinta-feira), será ministrado o curso “Recicla Vida”; e no dia 06/03 (sexta-feira), será realizado o curso “Boneco de Meia”.

No Centro de Capacitação do bairro Vila Angélica: no dia 02/03 (segunda-feira), serão realizados os cursos “Costura para Adolescentes” e “Esmalteria”; no dia 03/03 (terça-feira), será um curso de costura básica; no dia 04/03 (quarta-feira), será o Workshop de Lanches de Verão; e no dia 06/03 (sexta-feira), será promovido o curso “Boneco de Meia”.

No Centro de Capacitação da Vila Esperança: nos dias 02/03 (segunda-feira) e 03/03 (terça-feira), será ministrado o curso de costura básica; no dia 05/03 (quinta-feira), será realizado o Workshop de Lanches de Verão; e no dia 06/03 (sexta-feira), o curso promovido será o “Boneco de Meia”.

No Centro de Capacitação do CDHU: no dia 02/03 (segunda-feira), será promovido o curso “Costura para Adolescentes”; nos dias 03/03 (terça-feira) e 04/03 (quarta-feira), será realizada a costura básica; ainda no dia 04/03, será realizado o curso “Crivo”; no dia 05/03 (quinta-feira), será ministrado o Workshop de Cardápio Vegetariano; e no dia 06/03 (sexta-feira), será realizado o curso “Boneco de Meia”.

No Centro de Capacitação do Jardim Santa Cruz: no dia 02/03 (segunda-feira), será realizado o curso “Amigurumi”; no dia 03/03 (terça-feira), o curso será o “Hardanger”; no dia 04/03 (quarta-feira), será promovido um Workshop de tortas; no dia 05/03 (quinta-feira), será ministrado um curso de crochê; e no dia 06/03 (sexta-feira), será realizado o curso “Boneco de Meia”.

No Centro de Capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia: no dia 03/03 (terça-feira), será realizado o curso de costura básica; no dia 04/03 (quarta-feira), será promovido o Workshop de Cardápio Vegetariano; e no dia 06/03 (sexta-feira), será ministrado o curso “Boneco de Meia”.

BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE, ÀS QUARTAS, PROGRAMA DE MONTAGEM DE LEGO

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove, às quartas-feiras, um Encontro de Construção de LEGO, na Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão.

Toda semana, crianças acima de 8 anos de idade e adolescentes realizam atividades com LEGO, que são blocos voltados para construção como forma de brinquedo, visando o desenvolvimento mental e raciocínio espacial desta faixa etária. Em modelos mais complexos, as crianças podem, inclusive, aprender noções de mecatrônica e mecânica. O benefício para os menores é o desenvolvimento de habilidades motoras finas.

As atividades são gratuitas, e as inscrições são realizadas na Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para se inscrever, a criança ou o adolescente deve estar acompanhado de um responsável, pois será coletado um telefone para contato e o nome completo do participante.

A Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão está situada na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro. Para eventuais dúvidas, o telefone para contato é o (15) 3259-5647 e o e-mail é o biblioteca@tatui.sp.gov.br.

PERÍODO DE RECADASTRO DO PROGRAMA VIVA LEITE TERÁ INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, e em parceria com a Cadastro Único e com a Viva Leite, iniciará o período de recadastro para o Programa Viva Leite nesta quarta-feira (12/02), e segue até o dia 13 de março (sexta-feira).

O recadastro deverá ser realizado na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, que está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h. Os beneficiários devem ir ao local munidos do documento de identidade do responsável, certidão de nascimento da criança, e um comprovante de endereço atualizado.

O Programa Viva Leite atende crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, cuja família possua renda mensal de, no máximo, ¼ de um salário mínimo per capita (por cabeça).

Em Tatuí, são 574 beneficiados pelo programa. A inscrição é feita através do Cadastro Único, na parte de programas sociais, onde o cadastro é analisado pelo Governo do Estado de São Paulo, que verifica as famílias que se enquadram nos critérios exigidos. Após isso, o Governo envia, mensalmente, a relação das famílias elegíveis à Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, a qual convoca o responsável pela criança informado no cadastro. Posteriormente, é feito o acompanhamento do desenvolvimento no programa, através da pesagem quadrimestral.

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social está situada na Avenida Senador Laurindo Dias Mineiro, nº 310, Vila Doutor Laurindo, e o telefone para contato é o (15) 3259-6664.

EVENTO NA PRAÇA DA MATRIZ CELEBRARÁ 20 ANOS DA CCR SPVIAS

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoverá uma festa de comemoração aos 20 anos da CCR SPVias, na Praça da Matriz. O evento será realizado nos dias 14/02 (sexta-feira), a partir das 9h10, e 15/02 (sábado), a partir das 9h.

A realização da festa e a programação foram definidas em uma reunião realizada no Museu Histórico Paulo Setúbal, na qual participaram: o Secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Sinisgalli; o diretor do Departamento de Cultura e Gestor do Museu Histórico Paulo Setúbal, Rogério Vianna; o agente cultural, Rogério Miranda; e Rafaele Breves e Débora L. C. Aguiar, da Comunicação e Projetos Culturais da CCR SPVias.

Na sexta-feira (14/02), o teatro sobre rodas “BuZum!” estacionará na rua 11 de Agosto, em frente ao Hotel Del Fiol, e apresentará sete sessões do espetáculo “Caipira”. Das 9h10 às 14h10, os horários são exclusivos para os alunos das escolas municipais, e às 14h50 e 15h30, além dos alunos, o evento será aberto ao público.

No sábado (15/02), o espetáculo será aberto ao público em todas as sessões. Haverá exibição às 9h, 9h40 e 10h20, no período da manhã, e às 13h30, 14h10, 14h50 e 15h30, na parte da tarde.

O Espetáculo Caipira faz parte da série de espetáculos sobra Cultura Popular, do “BuZum!”. A peça é o resgate da cultura caipira, tão presente no interior do país e, também, é uma homenagem a figuras folclóricas, como o Saci, o Curupira e o Lobisomem.            

No sábado (15/02), além do “BuZum!”, será realizado, também na Praça da Matriz, o evento “Saúde e Segurança”, que oferecerá gratuitamente exames de glicemia e aferição de pressão arterial a todos que passarem pelo local, das 10h às 12h30. Além disso, serão distribuídos material educativo e lixeiras para carro.

TATUÍ RECEBE CURSOS DO NOVOTEC E PARCERIAS COM EMPRESAS DEVEM AMPLIAR PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS NO MERCADO DE TRABALHO

Na segunda-feira (10/02), a Prefeitura de Tatuí, em parceria com o Centro Paula Souza, através da Etec “Sales Gomes” e da Fatec “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, realizaram a aula inaugural dos cursos que reúnem o Ensino Médio e Administração e Desenvolvimento de Sistemas.

As duas turmas fazem parte do “Novotec” e são as primeiras da nova categoria que oferece ensino médio integrado com o técnico além de habilitação profissional, sendo composta por 80 alunos, 40 estudantes por curso.

As duas turmas iniciaram as aulas na quinta-feira, dia 6. Elas funcionam no sistema de salas descentralizadas e os cursos são ministrados na Fatec, no período da tarde, das 13h às 18h30.

As turmas fazem parte da modalidade AMS (Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior), baseada no P-Tech, modelo internacional de ensino que articula formações profissionais com as necessidades do mercado de trabalho.

O programa possibilita que, ao concluir o ciclo de três anos, o estudante opte por cursar o ensino superior tecnológico em mais dois anos na Fatec, sem necessidade de novo vestibular e completar em cinco anos os três níveis de ensino: médio, técnico e superior tecnológico (atualmente, são necessários seis anos).

A cerimônia reuniu a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o secretário da Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior; a diretora da ETEC, professora Beatriz Soares Amaro; o diretor da Fatrc, professor Mauro Tomazela e a coordenadora regional das Fatec na Região de Sorocaba, professora Juliana Tonon de Oliveira; estudantes e professores das duas instituições de ensino (Etec e Fatec). A aula inaugural foi ministrada pelo empresário e educador Ernesto Haberkorn, sócio-diretor da ERPFlex e da TOTVS, empresas de Tecnologia da Informação (TI). A ERPFlex serpa empresa parceira no projeto, através de estágios que serão disponibilizados para os alunos de Desenvolvimento de Sistemas.

“É uma grande satisfação participar desta aula inaugural. A educação tem sido uma prioridade do nosso município, e este projeto é um ganho extraordinário. São dois cursos em novo modelo de ensino que será referência”, declarou a prefeita.

PREFEITURA INAUGURA CRECHE ESCOLA NO RESIDENCIAL ASTÓRIA

A Prefeitura de Tatuí inaugurou na sexta-feira (07/02), no Residencial Astória, um novo prédio escolar, para atender cerca de 150 alunos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O investimento é de aproximadamente R$ 2,1 milhões.

A cerimônia de entrega da unidade contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo; do vice-prefeito Luiz Paulo; do secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Junior e também acompanharam o evento vereadores, diretores e secretários municipais, funcionários da rede de ensino, comunidade local e a família dos patronos da creche-escola (EMEI “Célia Mendes da Silva Fiusa” e a EMEF “Professor Mauro Antônio Mendes Fiusa”).

A creche escola inaugurada conta com uma sala de berçário, lactário, fraldário, sanitários masculino, feminino e familiar, sanitários masculino e feminino com acessibilidade, uma sala de maternal, secretaria, refeitório, despensa, cozinha, lavanderia, uma sala de aula para pré-escola, três salas de aula para o Ensino Fundamental, copa e sala de informática.

Novos projetos – A atual gestão pretende ainda inaugurar duas creches e ampliar o número de vagas oferecidas pela Secretaria Municipal da Educação até o final do ano. Novas unidades estão sendo construídas nos bairros Santa Cruz (120 vagas) e Pacaembu (Residencial Vida Nova Tatuí, com 300 vagas). Além disso, está sendo ampliada a EMEI Valderes de Souza (Dona Bia), no Tanquinho (mais 40 vagas) e projeta-se a instalação de uma nova creche no Jardim Santa Rita de Cássia (no prédio onde hoje funciona o CRAS, que irá para outro local, gerando assim mais 120 novas vagas). Dentro de alguns dias, um novo projeto para construção de uma creche deverá ser anunciado para contemplar a Vila Angélica (120 vagas).