Entre os dias 4 e 11 de agosto, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí reforçou suas operações de segurança em diversos pontos estratégicos da cidade, garantindo proteção à população e apoio em eventos públicos. As equipes atuaram em rondas preventivas, monitoramento eletrônico e atendimento às ocorrências, reafirmando o compromisso com a ordem e a tranquilidade da cidade.
No último sábado (9/8), a Base de Monitoramento Móvel da GCM estava de plantão na Praça Antônio Prado (Praça da Concha Acústica), no centro da cidade, acompanhando a Feira Gastronômica “Festival Sabores de Tatuí”. Durante a operação, o sistema de reconhecimento facial da “Muralha Digital” identificou um indivíduo procurado pela Justiça. As características do suspeito foram imediatamente repassadas às demais viaturas da GCM, que localizaram o indiciado na Rua Cônego Demétrio.
Ao ser informado sobre sua situação judicial, o indivíduo tentou fugir, sendo contido pela equipe com uso moderado e progressivo da força, conforme protocolos da GCM. Durante a abordagem, um dos guardas sofreu lesões leves. O suspeito foi algemado de acordo com a súmula 11 do Supremo Tribunal Federal (STF) e encaminhado à Delegacia de Polícia de Tatuí, permanecendo à disposição da Justiça.
A Prefeitura de Tatuí reforça a importância do trabalho da GCM e do investimento em tecnologia de monitoramento, que contribuem para a segurança da população e a manutenção da ordem pública.
DEMAIS OCORRÊNCIAS
No período de 4 a 11 de agosto também foram abordadas 35 pessoas e 12 veículos. Houve o registro de 17 atendimentos, sendo: 1 policiamento preventivo; 5 apoios à outras instituições; 3 averiguações de atitudes suspeitas; 4 recolhas, apreensões, adulterações e/ou abandonos de veículo; 1 sinistro de trânsito; e 3 capturas de procurados.
Em relação às ocorrências crime, foram 12 presos, 11 do sexo masculino e 1 do sexo feminino; e 1 menor de 18 anos de idade apreendido, do sexo masculino; além de 8 flagrantes: 4 resultantes de ocorrências de tráfico de entorpecentes (372 porções de cocaína, 298 porções de crack, 169 porções de maconha, 36 porções de dry, 19 porções de ice e 7 porções de LSD); 2 por furto; e 2 por violência doméstica.