A Prefeitura de Tatuí, por meio de suas Secretarias, a Câmara Municipal, através de ações de conscientização e apoio às mulheres, o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Tatuí, clubes de serviço, Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e familiares de vítimas de feminicídio, promoverão a Caminhada “Mulher não se cale” e “Quebrando o Silêncio”. A ação será no dia 23/8 (sábado), às 9h45, com concentração em frente ao chafariz da Praça “Olívio Junqueira”, na Av. Cônego João Clímaco, com trajeto até a Praça da Matriz.
A iniciativa integra as ações da Lei Municipal nº 5.984, que institui no município a Semana da Campanha “Quebrando o Silêncio” (https://bit.ly/3UrEeH9), um movimento que tem como objetivo dar voz às vítimas e reforçar a importância da prevenção e do combate a todas as formas de violência, especialmente a sexual, com atenção especial para mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
A Caminhada também faz parte das ações do “Agosto Lilás”, campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a violência contra a mulher e promover a igualdade de direitos. A campanha foi instituída para marcar o aniversário da Lei Maria da Penha (7/8) e busca mobilizar a sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Com o lema “Mulher não se cale” e “Quebrando o Silêncio”, o evento é um convite à união de forças, para que mais mulheres se sintam encorajadas a denunciar situações de abuso e violência, e também uma homenagem às vítimas de feminicídio.