Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “23º PRÊMIO LITERÁRIO PAULO SETÚBAL” PREMIA AUTORES LOCAIS E NACIONAIS EM NOITE EMOCIONANTE

“23º PRÊMIO LITERÁRIO PAULO SETÚBAL” PREMIA AUTORES LOCAIS E NACIONAIS EM NOITE EMOCIONANTE

Publicado em:

Poesias, contos e crônicas encantaram o público no Teatro Procópio Ferreira.

O Teatro Procópio Ferreira se transformou em um verdadeiro palco de celebração à literatura e à cultura nacional na noite da última sexta-feira (1º/8), com a realização da cerimônia de premiação do “23º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”. O evento, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, marcou também a abertura oficial da 83ª Semana Paulo Setúbal.

Com 1.504 obras inscritas, vindas de 331 cidades dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, o Prêmio se consolida como um dos mais abrangentes do País. Nesta edição, foram premiadas as três melhores obras nas categorias Contos, Crônicas e Poesias, além do Prêmio Galardão, que, neste ano, destacou três escritores tatuianos por modalidade. Uma novidade que garantiu, pela primeira vez, a participação direta de autores locais na etapa nacional do certame, incentivando e valorizando a produção literária da cidade.

A edição de 2025 também se destacou pelo maior valor já investido em premiações diretas aos autores: R$ 36 mil, distribuídos entre os vencedores. Um marco importante para a cultura de Tatuí, reforçando o compromisso do município com o fomento à literatura e ao protagonismo da escrita criativa brasileira.

Na categoria “Contos”, o 1º lugar ficou para Hilda das Graças de Oliveira Curcio (Brasília/DF), com a obra “Roubaram todas as minhas camisolas”. O 2º lugar foi para Henrique Moric Vilela Mariano (São José dos Campos/SP), com “Paz”. E o 3º lugar para Frank Riijkaard da Silva Canuto (Brasília/DF), com “Ela”. Receberam o Prêmio Galardão os tatuianos André Bueno Kaires, com “Encontro”; Guilherme Henrique Torres Barbosa, com “O cão mensageiro”; e Odimar Justino Martins, com “Cadernos de recordações”.

Na modalidade “Crônicas”, Rafael Abner Santos (Florianópolis/SC), foi o vencedor com a obra “Dia de clássico”. Robson Castro Vianna (Itu/SP), ficou em 2º lugar com “Ponto e vírgula”. E Angel Cesar dos Santos (Rio de Janeiro/RJ) em 3º lugar com “Aula de história”. Foram agraciados com o Prêmio Galardão os autores tatuianos André Bueno Kaires, com “Corredor”; Odimar Justino Martins Proença, com “Imortal”; e Renato José de Almeida, com “Visita a Paulo Setúbal”.

Já na categoria “Poesias”, Valdir Soares Fernando (Jaboatão dos Guararapes/PE), conquistou o 1º lugar com “O Brasil que mora no meu nome”. Em 2º lugar ficou André Luiz Dias Pinto (Cavalcante/GO), com “Lua negra”. E em 3º lugar, Roger Luiz Jerônimo (Bauru/SP), com “Corpos esquecidos”. Os premiados tatuianos com o Prêmio Galardão foram André Bueno Kaires, com “Utopia”; Elaine Cristina Coelho Rodrigues, com “Tatuhy”; e Rian Almeida Barros, com “Memória imortal”).

A cerimônia foi conduzida por Rogério Vianna e Michele Rolim, e teve início com a apresentação musical da dupla “Play On” – formada pela cantora Natália Domingues de Campos e pelos músicos Felipe Reis e Fernando Silva nos violões -, que executou ao vivo os hinos de Tatuí e do Brasil.

Um dos momentos marcantes da noite foi o lançamento oficial do tabloide com as obras vencedoras do certame, que amplia a difusão dos textos e fortalece o acesso público à produção literária contemporânea. O tabloide está disponível no site da Prefeitura (https://bit.ly/4frqm9G).

No evento, também foram homenageados os autores contemplados pelo edital “Publicação de Livros”, que valoriza escritores locais. Receberam troféus: Andrea Liette Camargo, com o livro “A respiração das horas”; Lucio Rodrigues Junior, com o livro “As notas secretas de Tatuí”; Marcelo Araújo Gasparini, com o livro “Borboletopeia”; e Priscila Assis dos Santos, com o livro “Eu não sou uma turista?”.

A realização do “23º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias” e da 83ª Semana Paulo Setúbal contou com o apoio da Comissão Organizadora, da Comissão de Avaliação e da Família Setúbal, que segue comprometida com a preservação da memória e do legado do escritor tatuiano.

A Prefeitura de Tatuí agradece aos 1.504 escritores e escritoras que acreditaram no projeto, aos parceiros e a todos que contribuíram para mais essa edição histórica. Tatuí, a Terra de Paulo Setúbal e Capital da Música, segue firme na missão de promover a cultura, a literatura e o acesso à arte em todo o Brasil.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“23º PRÊMIO LITERÁRIO PAULO SETÚBAL” PREMIA AUTORES LOCAIS E NACIONAIS EM NOITE EMOCIONANTE

Poesias, contos e crônicas encantaram o público no Teatro Procópio Ferreira.

AVANÇO NA MOBILIDADE URBANA DE TATUÍ: COMEÇAM AS OBRAS DA NOVA AVENIDA DE ENTRADA DA CIDADE

A avenida passará pelo novo empreendimento das empresas Ellenco e Moura Leite Loteamentos, nas áreas das Famílias Ramos e Miranda, na região do bairro Colina Verde, ligando o anel viário municipal e as Rodovias SP-129 e SP-127.

TATUÍ PROMOVE AÇÕES DO “AGOSTO DOURADO” EM APOIO À AMAMENTAÇÃO E À SAÚDE MATERNO-INFANTIL

Programação inclui mobilizações, rodas de conversa e lançamento de livro, destacando os benefícios da amamentação para mães e bebês.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.