Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. RECONHECIMENTO FACIAL E MONITORAMENTO EM TEMPO REAL REFORÇAM A SEGURANÇA DA 11ª FEIRA DO DOCE…

RECONHECIMENTO FACIAL E MONITORAMENTO EM TEMPO REAL REFORÇAM A SEGURANÇA DA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ E DO FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA

Sistema de monitoramento inteligente, integração entre forças de segurança e operação coordenada garantiram tranquilidade e proteção aos mais de 235 mil visitantes durante os cinco dias de festa.

A 11ª edição da Feira do Doce de Tatuí e o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, realizados na semana passada (de 9 a 13 de julho), mais uma vez encantaram o público e se consolidaram como um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Interior Paulista.

Além do sucesso de público e da celebração da tradição local, a edição de 2025 foi marcada pela forte atuação da Prefeitura de Tatuí na área da segurança, com uso estratégico da tecnologia e resultados expressivos.

No decorrer dos cinco dias de festa, 235.727 pessoas passaram pela Praça da Matriz, transformando o Centro da cidade em um grande ponto de encontro para famílias, turistas e apaixonados por cultura, música e gastronomia. O sábado (12/7) foi o dia de maior movimentação, com 53.609 visitantes. Já a quinta-feira (10/7) teve o menor fluxo, com 38.895 pessoas. A média diária de público foi de 47.145 visitantes.

Para garantir a tranquilidade do evento, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), reforçou o monitoramento com a “Muralha Digital” – sistema inteligente que une câmeras de vigilância e reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e integração com bases de dados estaduais e federais.

O sistema, que permite contabilizar com precisão o número de pessoas (mesmo com entradas e saídas recorrentes), também foi essencial na atuação de segurança: 6 pessoas com mandados de prisão foram recapturadas por reconhecimento facial e 1 pessoa com mandado de prisão foi detida após identificação por leitura de placa de veículo na região central.

Além disso, segundo o Departamento de Mobilidade Urbana, a cidade registrou a entrada de 21.740 veículos a mais que a média semanal, resultado direto do grande número de visitantes que se dirigiram a Tatuí durante a programação.

Atualmente, a Muralha Digital de Tatuí conta com câmeras posicionadas em entradas da cidade e pontos estratégicos, todas interligadas ao Centro Operacional de Despacho (COD) da GCM. O sistema opera em tempo real com inteligência artificial, conectado a plataformas como a Muralha Paulista (Governo do Estado de SP), Córtex (Governo Federal) e Gecrim (Região Metropolitana de Campinas).

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Miguel Angelo de Campos, a atuação integrada da GCM, do sistema de monitoramento e dos agentes municipais de trânsito foi fundamental para o êxito da operação. “Mais uma vez mostramos que é possível promover grandes eventos com organização, responsabilidade e segurança para todos”, destacou o secretário.

APOIOS E PARCERIAS

A 11ª Feira do Doce foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e a Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce). Contou com o apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, do Visite São Paulo Convention Bureau, por meio do Programa SP Pra Todos, e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), reforçando a visibilidade estadual e nacional da Feira como importante vitrine da economia criativa. Entre os apoiadores oficiais estiveram empresas e marcas de destaque, como: Pacaembu Construtora, COOP – Cooperativa de Consumo, Marquespan e Trifor Urbanismo; e como apoiadores culturais Sítio do Carroção, McDonald’s, Ibis Hotel, Mottanet, Tatuí Turismo e O Boticário.

O Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos” contou com o apoio institucional da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio do Programa de Difusão Cultural SP, com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVENTO REFERÊNCIA EM INCLUSÃO E CIDADANIA: AÇÕES AFIRMATIVAS MARCAM A 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ E O FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA

Evento promoveu inclusão, cidadania e bem-estar com ações voltadas à acessibilidade, saúde pública, proteção de direitos e valorização da diversidade.

RECONHECIMENTO FACIAL E MONITORAMENTO EM TEMPO REAL REFORÇAM A SEGURANÇA DA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ E DO FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA

Sistema de monitoramento inteligente, integração entre forças de segurança e operação coordenada garantiram tranquilidade e proteção aos mais de 235 mil visitantes durante os cinco dias de festa.

FESTA DOS SABORES E SONS: 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ E FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA MOSTRAM RELEVÂNCIA NO CENÁRIO TURÍSTICO E CULTURAL PAULISTA

Evento celebrou os sabores da tradição doceira e o talento musical de Tatuí, reunindo milhares de visitantes em cinco dias de festa na Praça da Matriz.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.