Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. FESTA DOS SABORES E SONS 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ E FESTIVAL CAPITAL DA…

FESTA DOS SABORES E SONS 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ E FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA MOSTRAM RELEVÂNCIA NO CENÁRIO TURÍSTICO E CULTURAL PAULISTA

Publicado em:

Evento celebrou os sabores da tradição doceira e o talento musical de Tatuí, reunindo milhares de visitantes em cinco dias de festa na Praça da Matriz.

Tatuí viveu dias de alegria, tradição e cultura com a realização da 11ª Feira do Doce e do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”. Realizados entre os dias 9 e 13 de julho, os eventos reuniram o que a cidade tem de melhor: talento, sabor, hospitalidade e música da mais alta qualidade.

Estratégicos para a valorização do patrimônio cultural imaterial, os dois eventos se consolidam como referências estruturantes no calendário cultural e turístico do interior paulista. Organizados pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e pela Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce), eles atuam como vetores de desenvolvimento socioeconômico, mediante a promoção da identidade cultural, a dinamização do turismo e o fortalecimento da economia criativa da cidade.

Para o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima, a Feira do Doce e o Festival Capital da Música mostram o quanto Tatuí tem talento, tradição e carinho pelo que faz. “São eventos que reúnem famílias, valorizam nossos artistas, movimentam o comércio e fazem a cidade ser reconhecida em todo o Estado. Ver tanta gente vindo nos visitar, saborear nossos doces e se emocionar com nossa música é motivo de muito orgulho. A cultura e o turismo estão cada vez mais fortes em Tatuí porque são tratados com respeito, planejamento e amor. E isso é fruto de um trabalho coletivo, feito com dedicação e pensando sempre no bem da nossa gente”, comemora.

De acordo com ele, sob a gestão do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, a política pública vem fortalecendo os ativos culturais e turísticos do município, com foco na preservação da tradição doceira – que é um patrimônio imaterial tão importante para a cidade – e no incentivo à produção musical, reconhecida pela sua excelência e relevância. “É uma gestão que acredita na força da nossa identidade e no poder da cultura como motor de desenvolvimento”, enaltece Douglas.

Um ponto a ser destacado nesta 11ª edição, foi a autonomia operacional conferida à Associação dos Produtores de Doce de Tatuí (Aprodoce), cuja gestão profissional e independente da Feira do Doce assegura a manutenção da qualidade e da inovação, alinhada a princípios de sustentabilidade e valorização dos produtores locais.

A Feira do Doce constitui um modelo de valorização da economia local, priorizando a produção artesanal e familiar. Com 50 estandes ocupados por produtores locais, com a oferta de mais de 250 tipos de doces, foi um verdadeiro banquete de sabores, assegurando a preservação das técnicas tradicionais e a transmissão intergeracional do saber-fazer, promovendo geração de trabalho e renda e fortalecendo a identidade cultural regional. “Cultura e turismo, para nós, não são departamentos isolados, mas pilares estratégicos de uma cidade viva, afetiva e economicamente dinâmica”, destaca o prefeito Miguel.

PÚBLICO SEGURO

Conforme dados oficiais divulgados pela Guarda Civil Municipal (GCM) e obtidos por meio do sistema de monitoramento Muralha Digital – ferramenta estratégica implantada pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana –, ao todo, 235.727 pessoas passaram pela Praça da Matriz durante os cinco dias de programação, transformando o Centro da cidade em um verdadeiro ponto de encontro para famílias, turistas e apaixonados por cultura e gastronomia. O sábado (12/7) foi o dia mais movimentado, com 53.609 pessoas circulando pelo evento. Já a quinta-feira (10/7) registrou o menor público, com 38.895 visitantes. A média diária de público ficou em 47.145 pessoas – números que comprovam o sucesso e a grandeza dessa celebração que já virou tradição no calendário da cidade e do Estado de São Paulo.

Com câmeras de segurança dotadas de tecnologia de reconhecimento facial, posicionadas em pontos-chave do recinto, o sistema permitiu o controle de acessos e a identificação do número exato de pessoas que circularam pelo local: contabilizando apenas uma entrada por indivíduo, mesmo que a pessoa tenha saído e retornado ao espaço em outro momento.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Angelo de Campos, nos cinco dias de festa 6 pessoas com mandado de prisão foram recapturadas pelo reconhecimento facial; e 1 pessoa com mandado de prisão foi recapturada por meio da câmera de leitura de placa de veículo, instalada no cruzamento das Rua XI de Agosto com a Rua Capitão Lisboa, sendo o veículo abordado na Praça da Matriz.

Outro número importante dos eventos – constatado pelo Departamento de Mobilidade Urbana, por meio da Muralha Digital -, é que, comparado com a semana anterior, entraram na cidade 21.740 veículos a mais que a média semanal.

FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA

O Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos” desempenha papel central na difusão da identidade cultural-musical de Tatuí. A curadoria do evento, alinhada às diretrizes da atual gestão municipal, assegura a presença de diferentes gêneros musicais.

Os shows promoveram o protagonismo de artistas da cidade, encantaram o público e garantiram uma programação cultural acessível e de qualidade para todos. Foram registrados 265 profissionais da música, entre músicos e técnicos de palco, estimulando a diversidade estética e a formação de novos públicos.

Entre as principais ações de fomento promovidas pela Prefeitura, destacam-se: o apoio contínuo à Orquestra Sinfônica de Tatuí, grupo permanente de excelência técnica; e a valorização da Lei Municipal Prata da Casa, que garante prioridade a artistas locais na programação oficial de eventos públicos.

– VISITAS ILUSTRES

A 11ª Feira do Doce de Tatuí, aliada ao tradicional Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, registrou público expressivo e recebeu uma comitiva robusta de autoridades políticas, representantes do turismo paulista e grandes nomes da música nacional, reafirmando a relevância cultural e institucional dos eventos para o interior do Estado de São Paulo.

Entre as presenças de destaque estiveram: o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas; o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado; os deputados federais e estaduais Vitor Lippi, Damaris Moura, Danilo Balas, Capitão Telhada, Rafael Saraiva, Ricardo Madalena, Maria Lúcia Amary, Edson Giriboni e Fabiana Bolsonaro; o presidente-executivo da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur), Jarbas Favoretto; o presidente-executivo do Visite São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, responsável por oficializar o selo Made in SP”, que valoriza a origem e a autoria dos produtos paulistas; o subprefeito da Lapa, em São Paulo, Coronel Telhada; os prefeitos e gestores dos municípios de Boituva, Alambari, Torre de Pedra, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Iperó, Cerquilho, Capela do Alto, entre outros; o diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Fernando Alonso; o gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; o presidente da Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC), Wanderlei Pedroso; o renomado professor Luiz Marins, antropólogo, escritor de 37 livros, consultor e palestrante de projeção nacional; o cantor Sílvio Brito; além de músicos premiados, produtores culturais e representantes de instituições artísticas.

O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior destacou com entusiasmo a importância da presença dessas autoridades: “A vinda de ilustres personalidades à nossa cidade representa mais do que prestígio. É o reconhecimento da seriedade com que estamos trabalhando a cultura e o turismo como pilares do desenvolvimento. Ver a Feira do Doce e o Festival Capital da Música sendo valorizados por representantes do Estado, do parlamento, de instituições do turismo e da cultura nos inspira a continuar investindo na identidade de Tatuí com mais dedicação ainda. Cada visita, cada apoio, cada palavra de incentivo de quem esteve aqui é um testemunho de que estamos no caminho certo. Tatuí é uma cidade de talentos e de histórias doces e musicais. E agora, mais do que nunca, é também uma cidade de oportunidades. Seguiremos firmes, consolidando Tatuí como destino turístico e cultural e como exemplo de gestão pública comprometida com o bem-estar das pessoas, com o respeito às tradições e com o olhar voltado para o futuro”.

APOIOS E PARCERIAS

A 11ª Feira do Doce foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e a Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce). Contou com o apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, do Visite São Paulo Convention Bureau, por meio do Programa SP Pra Todos, e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), reforçando a visibilidade estadual e nacional da Feira como importante vitrine da economia criativa. Entre os apoiadores oficiais estiveram empresas e marcas de destaque, como: Pacaembu Construtora, COOP – Cooperativa de Consumo, Marquespan e Trifor Urbanismo; e como apoiadores culturais Sítio do Carroção, McDonald’s, Ibis Hotel, Mottanet, Tatuí Turismo e O Boticário.

O Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos” contou com o apoio institucional da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio do Programa de Difusão Cultural SP, com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Compartilhe:

Outras

Notícias

FESTA DOS SABORES E SONS 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ E FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA MOSTRAM RELEVÂNCIA NO CENÁRIO TURÍSTICO E CULTURAL PAULISTA

Evento celebrou os sabores da tradição doceira e o talento musical de Tatuí, reunindo milhares de visitantes em cinco dias de festa na Praça da Matriz.

EXPOSIÇÃO “CLAREIRA”, DE DIEGO DEDABLIO, OCUPA O CENTRO CULTURAL DE TATUÍ COM UMA NOVA LEITURA DAS PAISAGENS URBANAS

Mostra reúne pinturas em óleo sobre tela que revelam a poética do cotidiano urbano por meio da luz e da contemplação.

TATUÍ RECEBE GOVERNADOR TARCÍSIO DE FREITAS E CELEBRA FORMATURA DO PROGRAMA “CAMINHO DA CAPACITAÇÃO”

Cerimônia reuniu autoridades estaduais, regionais e municipais na Praça da Matriz e certificou quase 400 alunos em cursos profissionalizantes gratuitos.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.