A doçura tomou conta do coração da cidade nesta quarta-feira (9/7), com a abertura da 11ª edição da Feira do Doce de Tatuí, realizada na charmosa Praça da Matriz. Logo no primeiro dia, mais de 40 mil pessoas prestigiaram o evento, que já é tradição no calendário turístico e gastronômico do Estado de São Paulo. A data coincidiu com o feriado estadual da Revolução Constitucionalista e os visitantes puderam viver uma experiência saborosa, inclusiva e cultural.
A Feira contou com a presença de turistas vindos de diversos municípios do Estado de São Paulo, como Sorocaba, Bauru, Carapicuíba, Osasco, Piracicaba, Americana, Votorantim, São Paulo, Capela do Alto, Cesário Lange e Botucatu, além de visitantes de outros estados como Paraná e Minas Gerais, reforçando o caráter regional e interestadual do evento.
Com 50 estandes e mais de 250 tipos de doces artesanais, a Feira surpreendeu os expositores logo na estreia. “Teve estande que superou a meta diária de vendas já no primeiro dia”, destacou o presidente da Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce), Marcelo Leite de Almeida.
O evento, realizado em parceria entre a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e a Aprodoce, segue até este domingo (13/7), promovendo a economia local, valorizando os produtores artesanais e oferecendo uma experiência única aos visitantes.
A 11ª Feira do Doce de Tatuí conta com apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo e do Visite São Paulo Convention Bureau, por meio do Programa SP Pra Todos e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). O evento ainda tem como apoiadores oficiais as empresas: Pacaembu Construtora, COOP – Cooperativa de Consumo, Marquespan e Trifor Urbanismo; e como apoiadores culturais McDonald’s, Sítio do Carroção, Ibis Hotel, Mottanet, Tatuí Turismo e O Boticário.
CERIMÔNIA DE ABERTURA
A cerimônia de abertura oficial da 11ª Feira do Doce de Tatuí e do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos” contou com a presença do prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do vice-prefeito, Antônio Marcos de Abreu; do secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima; do presidente da Aprodoce, Marcelo Leite de Almeida; do presidente do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí, César Augusto de Araújo; e do presidente da Câmara Municipal de Tatuí, Renan Cortez.
Registraram presença também os vereadores Rosana Nochele Pontes Pereira (Rosana do Supermercado, vice-presidente da Câmara); Luiz Ricardo Trevisano; Paulo Sérgio de Almeida Martins (Paulinho Motos); Micheli Vaz; Vade Manoel Ferreira; Gabriela Xavier; Leandro Magrão; Alex Mota; e José Eduardo Morais Perbelini.
Também participaram o presidente da Associação Semear Tatuí (gestora da Orquestra Sinfônica de Tatuí), Michel Rosa; a secretária de Direitos Humanos, Família e Cidadania, Amanda Simões de Abreu; o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Miguel Angelo de Campos; a secretária de Saúde, Fabiana Grechi; a secretária de Fazenda e Finanças, Giovana de Sousa Domingues; o secretário de Obras e Infraestrutura, João Francisco de Lima Filho (JJ); o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação, Luis Donizetti Vaz Junior; o secretário de Zeladoria e Serviços Urbanos, Marcel Soares; o secretário de Administração e Negócios Jurídicos, Markus Henrique Tavares Gonsalves Silva; a secretária de Educação, Rosângela Aparecida Domingues Fernandes da Silva; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Eduardo de Alvarenga Viana (Duza); e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Patrício Antunes Pereira.
A cerimônia ainda contou com as presenças da deputada Damaris Moura; dos deputados estaduais Maria Lúcia Amary e Edson Giriboni; do diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Fernando Alonso; do gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; de Fernando Netto, representando o deputado estadual Vitão do Cachorrão; de Mateus Meira, representando a deputada federal Simone Marquetto; e de Sandro Luna, representando o deputado estadual Sebastião Santos.
Em seu pronunciamento, o prefeito Miguel solicitou à deputada estadual Maria Lúcia Amary que articule o reconhecimento da Feira do Doce e da Aprodoce como Utilidade Pública do Estado de São Paulo, além de pedir apoio aos vereadores de Tatuí. O prefeito recebeu das mãos do presidente-executivo da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur), Jarbas Favoretto, o “Certificado de Filiação outorgado à Prefeitura de Tatuí por seus esforços visando o desenvolvimento econômico e social do município através dos segmentos de turismo e cultura no ano de 2025”.
Já o presidente da Aprodoce, Marcelo Leite de Almeida, destacou em seu pronunciamento o esforço dos 50 produtores de doces e apresentou ao prefeito, ao lado do presidente do Conselho Municipal de Turismo, César Augusto de Araújo, e do presidente-executivo do Visite São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, o selo “Made in SP”, uma iniciativa do Visite São Paulo que destaca a origem e a autoria dos produtos do nosso Estado.
MÚSICA PARA ADOÇAR A ALMA
As atrações do primeiro dia da Feira, no palco do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, incluíram apresentações do Teatro Musical do Conservatório de Tatuí, do Duo Casa Forte, da Banda Black Window e da Turma do Mickey, que encantou crianças e adultos.
Após a abertura oficial, subiu ao palco a Orquestra Sinfônica de Tatuí, da Associação Semear, com participação especial da Banda Live By Night, que atraiu milhares de pessoas para prestigiar o palco do Festival Capital da Música. Este Festival contará, ao todo, com 26 apresentações musicais dos mais variados gêneros: Samba, Rock, Pop, Jazz, Blues, MPB, Seresta e Música de Tradição e Raiz.
Uma homenagem ao tatuiano Maestro Neves, o Festival conta com o apoio institucional da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio do Programa Difusão Cultural SP, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
UMA FEIRA PARA TODOS
A Feira do Doce reforça seu compromisso com a inclusão, a humanização e a acessibilidade turística, proporcionando uma experiência acolhedora e respeitosa para todos os visitantes. Em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (APODET), uma série de ações está sendo realizada para garantir a participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas.
Um dos depoimentos recebidos reforça a importância dessas ações. Jaqueline, mãe de uma criança autista, escreveu nas redes sociais da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer: “Olá, me chamo Jaqueline, sou mãe de criança autista. Eu não sei se são vocês os responsáveis por isso, mas queria agradecer imensamente por fornecer fones protetores de ruídos. Isso fez super diferença para que ele (meu filho) pudesse acompanhar de frente toda a orquestra, visto que ele estuda no Conservatório e adora música. Muito obrigado mesmo, inclusive por conseguir um lugarzinho pra ele se sentar. Agradeço de coração”. Os fones protetores de ruídos foram cedidos gratuitamente em uma cortesia da empresa Grupo BT Soluções em EPI e MRO.
ACESSIBILIDADE, BEM-ESTAR E ESTRUTURA PARA TODOS
A infraestrutura do evento conta com mesas e assentos sinalizados com o símbolo universal da acessibilidade, equipados com QR Codes que dão acesso ao cardápio dos expositores e à programação musical.
Também são disponibilizados espaços preferenciais para pessoas com deficiência, banheiros adaptados, fraldário com ambiente adequado para amamentação, espaço saúde com cadeiras de rodas para uso durante o evento e totem com informações sobre a Feira e sobre os pontos turísticos da cidade. Além disso, a Praça da Matriz conta com piso tátil, garantindo maior segurança e autonomia para pessoas com deficiência visual. A estrutura externa também foi pensada para facilitar o acesso, com vagas exclusivas para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida.
A Secretaria de Saúde marca presença com um estande de vacinação contra a Influenza (gripe), e o Grupo Lucemi – Moreno está presente oferecendo serviços como fraldário, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia. Pensando nas pessoas com restrições alimentares, os expositores disponibilizam opções de doces zero açúcar, zero lactose e zero glúten.
Com todas essas ações, Tatuí reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora, promovendo um dos eventos mais doces e acessíveis do Estado de São Paulo, reforçando com orgulho sua identidade como Terra dos Doces CaseiroseCapital da Música.