Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5.  “23º CONCURSO PAULO SETÚBAL” BATE RECORDE DE INSCRIÇÕES COM NOVO FORMATO QUE VALORIZA LITERATURA E…

 “23º CONCURSO PAULO SETÚBAL” BATE RECORDE DE INSCRIÇÕES COM NOVO FORMATO QUE VALORIZA LITERATURA E ARTES VISUAIS

Publicado em:

A mudança teve como principal objetivo valorizar as características de cada linguagem artística, promovendo uma participação mais inclusiva, equitativa e criativa entre os alunos das redes pública e privada.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, celebra com entusiasmo os resultados da edição 2025 do tradicional Concurso Paulo Setúbal. Este ano, a iniciativa passou por uma importante reformulação: pela primeira vez, o certame foi dividido em dois editais específicos — um dedicado à Literatura e outro às Artes Visuais —, trazendo novas temáticas, faixas etárias bem definidas e formatos ajustados ao perfil dos participantes.

A mudança teve como principal objetivo valorizar as características de cada linguagem artística, promovendo uma participação mais inclusiva, equitativa e criativa entre os alunos das redes pública e privada. O resultado dessa proposta inovadora foi histórico: 883 inscrições, o maior número já registrado no concurso.

ARTES VISUAIS: POESIA QUE GANHA COR E FORMA

O Edital MHPS nº 04/2025 – Concurso de Artes Visuais foi um verdadeiro sucesso de participação, com 753 inscrições de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação Especial. Inspiradas no poema “À sombra das árvores”, da obra Alma Cabocla, de Paulo Setúbal, as produções revelaram a sensibilidade poética dos pequenos artistas, traduzida em cores, formas e muita criatividade.

A divisão por séries possibilitou uma avaliação mais justa e sensível ao desenvolvimento de cada faixa etária: 1º ano EF – 118 inscritos; 2º ano EF – 152 inscritos; 3º ano EF – 124 inscritos; 4º ano EF – 144 inscritos; 5º ano EF – 158 inscritos e Educação Especial – 57 inscritos

Com uma premiação total de R$ 15 mil, o concurso reafirmou a importância do estímulo cultural desde os primeiros anos escolares, além de seguir as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), garantindo acessibilidade e valorizando a diversidade.

LITERATURA: JOVENS AUTORES NA TERRA DE PAULO SETÚBAL

Já o Edital MHPS nº 05/2025 – Concurso de Literatura teve como tema o centenário da obra “A Marquesa de Santos, romance histórico de Paulo Setúbal. Foram 130 inscrições de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, que mergulharam na história da personagem Domitila de Castro Canto e Melo, produzindo textos autorais repletos de reflexão, crítica e criatividade.

Confira a distribuição dos inscritos: 6º ano EF – 28 inscritos; 7º ano EF – 18 inscritos; 8º ano EF – 20 inscritos; 9º ano EF – 23 inscritos; 1º ano EM – 9 inscritos; 2º ano EM – 13 inscritos; 3º ano EM – 14 inscritos e EJA – 5 inscritos.

Com premiação de R$ 20 mil, o edital valorizou o pensamento crítico e a autoria textual, especialmente entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio, que escreveram no formato dissertativo-argumentativo, inspirado no modelo do ENEM.

Para Rogério Vianna, secretário adjunto de Cultura, o novo formato trouxe avanços significativos. “A nova estrutura dividiu o certame em dois editais e garantiu maior equidade, com cada série competindo entre si. Foi um avanço importante, pois respeitou as especificidades de cada etapa escolar e ampliou a participação de forma inclusiva e criativa”, destacou.

A edição 2025 também contou com o apoio institucional da família Setúbal, reafirmando o compromisso com a preservação do legado literário e cultural de Paulo Setúbal. Com ampla participação da comunidade escolar e expressivos resultados, o concurso reafirma a importância da arte e da literatura na formação de cidadãos sensíveis, críticos e criativos — fortalecendo a identidade cultural tatuiana.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO: EMOÇÃO NO PALCO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

A revelação dos vencedores acontecerá durante a 83ª Semana Paulo Setúbal, em celebração aos 199 anos de emancipação político-administrativa de Tatuí, com duas cerimônias marcadas para o palco do Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí (Rua Maestro Antônio Carlos Neves Campos, 01): O Concurso de Artes Visuais, segunda-feira, 4 de agosto, às 19h. E o Concurso de Literatura, quarta-feira, 6 de agosto, às 19h.

As cerimônias contarão com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube, para que toda a comunidade possa acompanhar este momento de valorização da educação e da cultura local.

Compartilhe:

Outras

Notícias

APRODOCE E PREFEITURA APRESENTAM A SEGMENTAÇÃO DE SABORES DA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Apresentação será às 11h deste sábado (28/6), na Praça da Matriz, e promete encantar o público com repertório eclético.

BANDA SINFÔNICA CICLO BÁSICO DO CONSERVATÓRIO ENCERRA O MÊS DE JUNHO DO “MÚSICA NA PRAÇA” COM CONCERTO ESPECIAL

Apresentação será às 11h deste sábado (28/6), na Praça da Matriz, e promete encantar o público com repertório eclético.

DUAS AÇÕES EFETIVAS NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS SÃO REALIZADAS PELA GCM DE TATUÍ

Ações distintas realizadas pela Guarda Civil Municipal resultaram na apreensão de entorpecentes e na condução de suspeitos à Delegacia, reforçando o compromisso da corporação com a segurança pública.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.