Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. PODCAST CELEBRA A VIDA E A OBRA DE JOSUÉ FERNANDES PIRES, ARTISTA PLÁSTICO E EDUCADOR…

PODCAST CELEBRA A VIDA E A OBRA DE JOSUÉ FERNANDES PIRES, ARTISTA PLÁSTICO E EDUCADOR TATUIANO

Publicado em:

O podcast, disponível no canal do Museu no YouTube, traz relatos emocionantes e curiosos de dois grandes nomes da cultura local: Jaime Pinheiro e Ademar Machado.

Uma homenagem repleta de memória, afeto e cultura foi lançada na última quinta-feira (8/5), no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. Trata-se de um novo episódio de podcast (disponível em https://bit.ly/4k9ZwDZ) dedicado à vida e ao legado de Josué Fernandes Pires — saudoso professor, artista plástico e escultor que marcou a história de Tatuí com sua arte e dedicação à educação.

A produção é assinada pela Produtora Machado, com apresentação de Luiz Antonio Voss Campos, e traz relatos emocionantes e curiosos de dois grandes nomes da cultura local: Jaime Pinheiro, cenógrafo e artista plástico, e Ademar Machado, fotógrafo e memorialista.

O episódio faz parte de um projeto contemplado pelo Edital de Cultura nº 02/2023 “Carlos Ribeiro” – Seleção e Premiação de Propostas de Circulação de Trabalhos Artísticos, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Tatuí.

Um dos destaques da entrevista é a restauração do curta-metragem “O Velho e o Pardal”, filmado nos anos 1970 em bitola Super 8 e protagonizado pelo próprio Josué. O filme, agora digitalizado, ganha nova vida com a preservação de cenários históricos da cidade, como a antiga Fábrica Campos & Irmãos, a Rua Teófilo Andrade e Gama e a Praça Paulo Setúbal.

Durante o podcast, Jaime Pinheiro relembra Josué como um verdadeiro mestre e companheiro de jornadas artísticas, enquanto Ademar Machado compartilha os bastidores do minucioso processo de restauração da obra cinematográfica.

Josué Fernandes Pires foi um homem de múltiplas vocações. Professor dedicado, artista sensível e cidadão engajado, deixou seu legado em várias escolas da região e em obras marcantes espalhadas por Tatuí – como a escultura “O Apascentador”, que pode ser apreciada em frente ao Teatro Procópio Ferreira.

O podcast é um convite à comunidade para revisitar a trajetória de um dos grandes nomes da cultura tatuiana, revivendo histórias, imagens e sentimentos que fazem parte do patrimônio afetivo da cidade.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ EM FESTA: BAIRROS CELEBRAM O DIA DAS CRIANÇAS COM ALEGRIA E DIVERSÃO

Com o apoio da Prefeitura de Tatuí, crianças podem se divertir nas festas realizadas em diferentes bairros da cidade.

DIVULGADOS OS RESULTADOS PARCIAIS DOS SEIS EDITAIS DE CULTURA 2025

Conforme o artigo 5º, item “F” dos calendários dos editais, o período de recursos dos resultados parciais será até a próxima segunda-feira, dia 13 de outubro.

COM O SHOW “VITAL”, HELEN QUINTANARES TRANSFORMA EMOÇÕES EM MÚSICA NO PALCO DO ESPAÇO CULTURAL DA PRODUTORA MACHADO

O repertório autoral do espetáculo – que foi contemplado pelo 5º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes” – conduz o público por uma jornada de emoção e descoberta.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.