Na manhã desta segunda-feira (28/4), o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí comemorou seus dois anos de existência com um evento marcante, realizado na sede do Núcleo, no Centro da cidade. Na ocasião, o local também recebeu o nome de Claudio Alves Lima, por meio do Projeto de Lei nº 33/2024, de autoria do vereador Renan Cortez, uma homenagem ao empresário tatuiano que faleceu vítima do câncer.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do vice-prefeito, Antônio Marcos de Abreu; da deputada federal, Simone Marquetto; do presidente da Câmara Municipal, vereador Renan Cortez, e demais vereadores: Rosana Nochele Pontes Pereira (Rosana do Supermercado), Alex Leite Mota, Paulo Sérgio de Almeida Martins (Paulinho Motos) e Luiz Ricardo Trevisano; dos secretários municipais Fabio Almeida (Saúde), Amanda Simões de Abreu (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Juliana Rosseto Leomil Mantovani (Planejamento e Gestão Pública), Markus Henrique Tavares Gonsalves Silva (Administração e Negócios Jurídicos), Luis Donizetti Vaz Junior (Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação) e Fabiana Grechi (Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-estar Animal); dos familiares do homenageado: Maria Amélia (esposa), Claudia (filha), Douglas (filho), Eliana (nora) e Gustavo (neto); e, claro, da equipe do Núcleo e dos pacientes que fazem parte dessa história de superação e apoio no município.
O evento celebrou as conquistas do Núcleo de Apoio ao longo dos últimos dois anos, destacando o impacto positivo que a instituição tem gerado na vida dos pacientes com câncer e seus familiares. Durante a programação, foi realizada uma exposição sobre as atividades, os projetos e as inovações implementadas, evidenciando a importância do Núcleo como um espaço de acolhimento e cuidado especializado.
Um dos destaques da cerimônia foi a apresentação da Carteirinha Oncológica, uma novidade que visa garantir aos pacientes atendidos pelo Núcleo prioridade no atendimento médico, tanto no sistema público de Saúde quanto no sistema privado. A carteirinha representa um avanço significativo na humanização do atendimento, permitindo que os pacientes sejam atendidos de forma ágil e com a qualidade que merecem. Os pacientes interessados já podem realizar o cadastro no Núcleo para garantir esse importante benefício.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior fez questão de ressaltar a importância do Núcleo para a cidade e a região, destacando a atuação exemplar da Secretaria de Saúde e de todos os profissionais envolvidos no cuidado dos pacientes. “Este Núcleo é um orgulho para Tatuí e um exemplo para todo o Brasil. O trabalho realizado aqui reflete a nossa preocupação em oferecer não apenas cuidados médicos, mas também um atendimento humanizado e acolhedor para cada paciente que passa por este processo tão desafiador”, afirmou o prefeito.
SOBRE O NÚCLEO
Desde a sua inauguração, em 2023, o Núcleo já atendeu a 1.174 tatuianos diagnosticados com câncer que fazem tratamento contra a doença em hospitais de Sorocaba, Jaú, Itapeva e Botucatu. Neste espaço, eles, seus acompanhantes e familiares já passaram por mais de 10 mil consultas em diversas especialidades, com médico, nutricionista, psicólogo e dentista.
Além destes atendimentos, os pacientes recebem acolhimento humanizado, tem acesso a medicamentos específicos, a medicamentos disponíveis na Rede de Atenção Básica e a insumos (fraldas, leite etc) com prescrição médica. O local conta, ainda, com um ambulatório de enfermagem e assistência social, um Banco de Perucas para empréstimos, faz agendamento de exames e de viagens com a Frota Municipal, bem como o encaminhamento para a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu”, no município de Jaú.
Vale mencionar, também, a participação ativa do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), que desenvolve oficinas artesanais para a criação de peças exclusivas para uso dos pacientes oncológicos, entre elas, almofadas pós-cirúrgicas, turbantes e porta-coletor de diurese.
O Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí tem demanda espontânea de atendimento aos pacientes oncológicos do município e, também, recebe o encaminhamento das Unidades de Saúde. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3199-5493.
SOBRE O HOMENAGEADO
Claudio Alves Lima nasceu em Conchas (SP), no ano de 1939. Passou parte da sua infância em Chapadinha, zona rural de Laranjal Paulista (SP), e aos 9 anos de idade foi morar na cidade de Sorocaba (SP). Ficou órfão de pai aos 17 anos de idade. Casou-se com a santa-cruzense Maria Amélia Negrão Dalmatti e teve quatro filhos: Marcelo, Cláudia, Daniela e Douglas; oito netos: Filipe, Fernanda, Carolina, Júlia, Marcella, Gustavo, Beatriz e Antoni; e três bisnetas: Elisa, Laura e Maria Flor.
Iniciou sua carreira profissional na empresa multinacional Rhodia Merieux, como vendedor, indo morar em Presidente Prudente (SP). No ano de 1978, saiu da Rhodia como diretor e fechou negócio com o empresário Clóvis dos Santos, comprando a empresa CALMAG na cidade de Tatuí (SP).
Na Capital de Música fez grandes amigos, foi convidado a participar do Lions Clube de Tatuí e conheceu outros irmãos da Maçonaria. Em janeiro de 1980, tendo sido constituída – por meio de Decreto Municipal no mandato do prefeito Wanderley Bocchi – a COMDEC – Comissão Municipal da Defesa Civil de Tatuí, Claudio Alves Lima foi eleito o primeiro presidente. De forma voluntária, exerceu outros cargos na sociedade tatuiana até o final de sua vida. Participou ativamente do Zilia Futebol Clube, onde passava a maioria dos sábados se divertindo com amigos entre almoços, música e partidas de futebol.
A cidade de Boituva (SP) também marcou sua vida, com muitas histórias, vendas e compromisso político com a parceria de um grande amigo, Walter Baggio.
No dia 19 de novembro de 2022, um sábado à tarde de partida de futebol, música e amigos, Claudio faleceu aos 83 anos de idade.