A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-estar Animal, segue com o trabalho contínuo de manutenção da arborização urbana, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população.
No último mês de março, a Equipe Operacional de Áreas Verdes realizou um total de 245 serviços relacionados à poda e à remoção de árvores, sendo 219 podas preventivas e de manutenção nos bairros programados e 26 serviços emergenciais, entre supressões de árvores de grande porte que apresentavam incompatibilidade com o meio urbano e retiradas de galhos oriundos de queda natural.
A primeira fase do trabalho foi iniciada na Região Leste do município, devido à alta taxa de arborização e ao grande número de solicitações de poda. Os bairros contemplados nessa etapa incluem Jardim Lírio, Parque Santa Maria, Parque Três Marias, Vila Dr. Laurindo, Jardim Palmira, Jardim Jurema, Jardim Manoel de Abreu, Jardim Junqueira e Jardim São Paulo. Até o momento, a ação já beneficiou quatro bairros, com 59 árvores podadas no Jardim Lírio, 39 no Parque Santa Maria, 62 no Jardim Manoel de Abreu e 59 no Jardim Palmira.
Caso o munícipe necessite de poda para atender interesses específicos, como a remoção de galhos que interfiram em infraestrutura privada (telhados, muros, câmeras de segurança e cercas elétricas), é possível obter uma autorização ambiental para contratação de podadores cadastrados no Departamento de Meio Ambiente. Para isso, é preciso ir até o Setor de Protocolo do Paço Municipal com os seguintes documentos: cópia do documento de identificação do proprietário e cópia do IPTU do imóvel.
Outra opção é solicitar a execução do serviço agendado pela Prefeitura, mediante o pagamento de uma taxa específica, também requerida no Setor de Protocolo do Paço Municipal (guichê do Meio Ambiente).
Para mais informações sobre o Programa “Poda Setorizada”, entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente pelo telefone (15) 3205-1199 ou pelo e-mail meioambiente@tatui.sp.gov.br.