Nesta terça-feira (1º/4), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com os vereadores da Câmara Municipal de Tatuí. O objetivo foi apresentar e esclarecer o fluxo de atendimento da RAPS, que compreende os serviços oferecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ), além dos Serviços Residenciais Terapêuticos, do Consultório na Rua e dos atendimentos psicológicos na Rede de Atenção Básica, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
Estiveram presentes os vereadores e seus representantes, além do secretário de Saúde, Fabio Almeida; da diretora da RAPS, Cíntia Scaglioni; e das coordenadoras de cada unidade: Marinara Quevedo Soares (CAPS-II), Marina Rozendo Garcia (CAPS-AD), Ana Cláudia Bertin (CAPS-IJ) e Fernanda Pereira dos Santos e Regina B. Tavares (Residência Terapêutica).
No encontro, foram esclarecidas questões sobre o funcionamento dos CAPS, como os horários de atendimento, o público-alvo de cada equipamento, o processo de encaminhamento de pacientes e a distinção entre casos que devem ser atendidos nos CAPS ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial de Tatuí realizam mais de 4 mil atendimentos mensais, sendo 2.500 atendimentos no CAPS-II, 1.200 atendimentos no CAPS-AD e 750 atendimentos no CAPS-IJ.
Os CAPS surgiram no Brasil na década de 1980, como parte de um movimento social que buscava substituir os hospitais psiquiátricos tradicionais. O objetivo é promover a reinserção social dos usuários e combater o estigma de que pessoas com transtornos mentais devem ser afastadas da sociedade. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, os CAPS do município operam no formato de “portas abertas”, garantindo acolhimento para quem busca ajuda. O acolhimento é um momento de escuta, onde profissionais qualificados analisam a situação e direcionam a pessoa ao atendimento mais adequado, priorizando os casos de maior gravidade que necessitam de acompanhamento especializado.