Os profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), pertencente a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, participaram, na última sexta-feira (28/3), de uma iniciativa especial na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Contraproposta e o curso de Produção Fonográfica da instituição, coordenado por Luana Muzille.
O encontro teve como objetivo a gravação de uma música autoral composta pelos usuários do CAPS-II, com o suporte dos profissionais e alunos da FATEC. A canção foi criada durante uma oficina promovida no próprio CAPS-II, em setembro de 2024, e retrata a rotina e as experiências vividas pelos atendidos nesse serviço. De acordo com a diretora da RAPS, Cíntia Scaglioni, esta atividade proporcionou uma importante oportunidade de inserção social, utilizando a música como ferramenta de acesso à arte e à cultura.
Estiveram presentes nesta gravação, aproximadamente, 12 usuários do CAPS-II, acompanhados da coordenadora Marinara Soares, dos profissionais Mariana Santi, Jéssica Soares e Guilherme Motta; e da coordenadora do CAPS-AD (Álcool e outras Drogas), Marina Garcia.
O evento também contou com a presença de estudantes do curso de Audiovisual da Faculdade Anhembi Morumbi – Campus Athon Sorocaba e da Produtora e24, que realizaram a cobertura fotográfica e de vídeo da atividade.
A seguir, a letra da música criada pelos usuários do CAPS-II, que deve ser lançada, em breve, em plataformas musicais.
“Arte não se tranca
Arte não se cura
Arte só é arte
Se também for loucura
Eu venho no CAPS pra ficar melhor
Essa história eu já sei de cor
Lá eu encontro sabedoria
Força e fé para o dia a dia
Tem culinária e artesanato
Terapias por meio de mosaico
Médicos e psicologia
Assistente social e psiquiatria
Enfermeiros, recepcionistas
Pessoal da limpeza e educação física
TO’s e muito acolhimento
Me sinto feliz a todo momento
Pra tomar remédio tem o passo a passo
Com calor humano e muito abraço
Os amigos são gente boa
Com certeza não são à toa
Venha conhecer o nosso espaço
Além da horta tudo bem cultivado
Sem preconceito com muita alegria
Carinho, amor, essa é nossa família
Arte não se tranca
Arte não se cura
Arte só é arte
Se também for loucura”.
CRÉDITO DA FOTO: Captação de Emerson Oliveira (@emnph) e edição de Bárbara Sanches (@ybaabi).