Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. USUÁRIOS DO CAPS-II DE TATUÍ GRAVAM MÚSICA AUTORAL EM PARCERIA COM A FATEC

USUÁRIOS DO CAPS-II DE TATUÍ GRAVAM MÚSICA AUTORAL EM PARCERIA COM A FATEC

Publicado em:

A canção foi criada durante uma oficina promovida no próprio CAPS e retrata a rotina e experiências vividas pelos atendidos pelo serviço.

Os profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), pertencente a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, participaram, na última sexta-feira (28/3), de uma iniciativa especial na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Contraproposta e o curso de Produção Fonográfica da instituição, coordenado por Luana Muzille.

O encontro teve como objetivo a gravação de uma música autoral composta pelos usuários do CAPS-II, com o suporte dos profissionais e alunos da FATEC. A canção foi criada durante uma oficina promovida no próprio CAPS-II, em setembro de 2024, e retrata a rotina e as experiências vividas pelos atendidos nesse serviço. De acordo com a diretora da RAPS, Cíntia Scaglioni, esta atividade proporcionou uma importante oportunidade de inserção social, utilizando a música como ferramenta de acesso à arte e à cultura.

Estiveram presentes nesta gravação, aproximadamente, 12 usuários do CAPS-II, acompanhados da coordenadora Marinara Soares, dos profissionais Mariana Santi, Jéssica Soares e Guilherme Motta; e da coordenadora do CAPS-AD (Álcool e outras Drogas), Marina Garcia.

O evento também contou com a presença de estudantes do curso de Audiovisual da Faculdade Anhembi Morumbi – Campus Athon Sorocaba e da Produtora e24, que realizaram a cobertura fotográfica e de vídeo da atividade.

A seguir, a letra da música criada pelos usuários do CAPS-II, que deve ser lançada, em breve, em plataformas musicais.

“Arte não se tranca
Arte não se cura
Arte só é arte
Se também for loucura
Eu venho no CAPS pra ficar melhor
Essa história eu já sei de cor
Lá eu encontro sabedoria
Força e fé para o dia a dia
Tem culinária e artesanato
Terapias por meio de mosaico
Médicos e psicologia

Assistente social e psiquiatria
Enfermeiros, recepcionistas
Pessoal da limpeza e educação física
TO’s e muito acolhimento
Me sinto feliz a todo momento
Pra tomar remédio tem o passo a passo
Com calor humano e muito abraço
Os amigos são gente boa
Com certeza não são à toa
Venha conhecer o nosso espaço
Além da horta tudo bem cultivado
Sem preconceito com muita alegria
Carinho, amor, essa é nossa família

Arte não se tranca
Arte não se cura
Arte só é arte
Se também for loucura”.

CRÉDITO DA FOTO: Captação de Emerson Oliveira (@emnph) e edição de Bárbara Sanches (@ybaabi).

Compartilhe:

Outras

Notícias

QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA” APRESENTA “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH” NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Wellington Ramos, Elen Ramos, Túlio Pires e Everson Zattoni prometem emocionar com um repertório que une a genialidade de Johann Sebastian Bach ao espírito vibrante do nacionalismo brasileiro.

PRAZOS PARA EXECUÇÃO DE CINCO EDITAIS MUNICIPAIS DE CULTURA SÃO PRORROGADOS

Essa prorrogação tem como objetivo oferecer mais tempo para ajustes e regularizações, garantindo a transparência do processo e o sucesso das iniciativas contempladas.

PREFEITURA AMPLIA DIÁLOGO SOBRE SAÚDE MENTAL EM REUNIÃO COM VEREADORES

As três unidades CAPS de Tatuí realizam mais de 4 mil atendimentos mensais e operam no formato de “portas abertas”, garantindo acolhimento para quem busca ajuda.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.