O Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, recebe, até este domingo (6/4), a exposição “Pavilhão Cinematográfico Explym”. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a mostra homenageia o cineasta Expedycto Lyma, também conhecido como “Polaco” ou “Alemão”.
Ícone do cinema independente brasileiro, Lyma se destacou por sua contribuição ao cinema Super-8 e por sua trajetória marcante na exibição itinerante de filmes pelo interior de São Paulo. Aos 85 anos de idade, ele é lembrado por sua dedicação à produção de longas-metragens que abordam temas do cotidiano brasileiro, como amor, traição, mocinhos e bandidos, com uma narrativa que mistura comédia, drama e aventura. Entre 1979 e 1984, o cineasta produziu dez longas-metragens em Super-8 e, sem seguida, mais de uma dezena de filmes em VHS (1996 a 2002), todos recuperados por meio do projeto “Pavilhão Cinematográfico Explym” que está em Tatuí, onde o cineasta radicou-se.
A exposição exibe uma parte significativa da extensa filmografia do cineasta, integrada a um espaço cenográfico que faz referência ao pavilhão no qual Expedycto exibia suas obras. A programação inclui não apenas a exibição dos filmes, mas também intervenções musicais, bate-papos e sessões especiais que discutem e celebram a obra e o imaginário do cineasta.
Nesta terça-feira (1º/4), acontecem exibições de filmes: às 14h, “A ronda da morte” (1998, 96 minutos); e às 15h30, “O misterioso Senhor Moretti” (1998, 60 minutos), sendo uma sessão com LSE (Legendagem para surdos e ensurdecidos). Já na quarta-feira (2/4), as exibições serão: às 14h, “Na trilha do ódio” (1979/80, 60 minutos); e às 15h, “Sentimento mortal” (1982, 101 minutos).
Com curadoria de Felipe Abramovictz, produção de Luna Alkalay, produção-executiva de Rama de Oliveira (MaDaM Produções), design gráfico de Victória Lobo e cenografia de Jaime Pinheiro, o Pavilhão Cinematográfico Explym é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
O público pode conferir esta atração de forma gratuita no Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro). Mais informações estão disponíveis em www.cinemaesonho.com.br e no Instagram @cinemaesonho.