Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. DOCUMENTÁRIO “PRETO É LINDO: RAÍZES DA TRANSFORMAÇÃO” ESTREIA NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

DOCUMENTÁRIO “PRETO É LINDO: RAÍZES DA TRANSFORMAÇÃO” ESTREIA NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

Publicado em:

A produção reúne entrevistas com diversas mulheres, promovendo uma reflexão essencial sobre identidade, representatividade e valorização da cultura negra e suas raízes.

O documentário “Preto é lindo: raízes da transformação” – contemplado pelo 4º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da Prefeitura de Tatuí -, estreará no último sábado deste mês de março (29/3), às 12h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/4iAVsMo).

Idealizado e produzido pela consultora de imagem e beleza negra Lilian Ritz e pela produtora independente Janela Filmes, o documentário reúne entrevistas com diversas mulheres, promovendo uma reflexão essencial sobre identidade, representatividade e valorização da cultura negra e suas raízes. A produção representa uma oportunidade para celebrar e fortalecer a cultura afro-brasileira, amplificando as vozes femininas que compartilham suas experiências e visões sobre ancestralidade, resistência e pertencimento.

A moda e a estética afro-brasileira ocupam um papel central no documentário, evidenciando sua força como ferramenta de empoderamento, identidade e resistência. A proposta nasce da necessidade urgente de promover uma compreensão mais profunda e respeitosa da moda negra, combatendo desigualdades e marginalizações históricas. Assim, o projeto destaca a moda como manifestação cultural e como forma de celebração da herança africana, incentivando o reconhecimento da riqueza e da diversidade cultural afro-brasileira.

Com um forte potencial de impacto social e cultural, “Preto é lindo: raízes da transformação” visa alcançar um público diverso, abordando temas fundamentais para a sociedade contemporânea, como inclusão, identidade e pertencimento. Ao evidenciar a moda afro-brasileira como símbolo de resistência e autoafirmação, o documentário busca fomentar um diálogo inclusivo sobre o papel da estética na construção da identidade e na luta contra a desigualdade racial no Brasil.

No Dia Internacional da Mulher (8/3), o Museu Histórico “Paulo Setúbal” foi palco de uma avant-première especial, reunindo as entrevistadas e a equipe de produção do documentário, além de autoridades locais. O secretário-adjunto de Cultura, Rogério Vianna, que esteve presente no evento, destacou a importância do projeto: “O documentário é essencial, um trabalho que deve ser apresentado aos quatro cantos de nossa cidade para que todos possam ter acesso, principalmente a Rede Municipal de Educação, que tem em seus alunos o futuro de nossa cidade”.

SOBRE LILIAN RITZ

Consultora de Imagem e Estilo, diretora de Tesouraria da Associação Internacional de Consultoria de Imagem (AICI Brasil) e formada em Consultoria de Imagem pela Ecole Supérieure de Relooking Brasil. Atua há mais de 10 anos como profissional da beleza, auxiliando pessoas negras a se sentirem confiantes por meio da consultoria de imagem, maquiagem e fotografia.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ APRESENTA RESULTADOS DA MURALHA DIGITAL EM FÓRUM REGIONAL SOBRE CIDADES INTELIGENTES

O prefeito Miguel é um dos palestrantes confirmados no evento que reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos na próxima semana, em Sorocaba, para tratar da transformação digital das administrações municipais.

MAIS DE 1900 PORÇÕES DE DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM AÇÕES DE PATRULHAMENTO

As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.

100 DIAS DE GOVERNO: INVESTIMENTOS NO TURISMO FORTALECEM ECONOMIA LOCAL

Entre os destaques estão o lançamento do “Roteiro Turístico & Gastronômico de Férias”, a realização do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” e da “2ª Feira da Mulher Empreendedora” e melhorias na infraestrutura dos prédios e praças culturais.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.