Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. PREFEITURA DE TATUÍ INICIA NOVO PROCEDIMENTO DE PODA SETORIZADA

PREFEITURA DE TATUÍ INICIA NOVO PROCEDIMENTO DE PODA SETORIZADA

Publicado em:

As ações incluem poda de levantamento e de limpeza, com a remoção de galhos secos ou doentes que apresentem probabilidade de queda.

Teve início, na última quarta-feira (5/3), no Jardim Lírio, o Programa “Poda Setorizada”, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal. Essa nova abordagem permitirá que equipes operacionais de poda e corte atuem diariamente em bairros pré-definidos, realizando serviços essenciais de manutenção da arborização urbana.

As ações incluem poda de levantamento e de limpeza, com a remoção de galhos secos ou doentes que apresentem chances de queda. O objetivo é garantir a segurança e o bem-estar da população, além de melhorar a circulação de pedestres e veículos, otimizar a iluminação pública e aprimorar a visibilidade de placas de sinalização.

O cronograma das regiões atendidas está sendo desenvolvido pelo corpo técnico e estratégico do Departamento de Meio Ambiente. A primeira fase começou na Região Leste do município, abrangendo os bairros Jardim Lírio, Parque Santa Maria, Parque Três Marias, Vila Dr. Laurindo, Jardim Palmira, Jardim Jurema, Jardim Manoel de Abreu, Jardim Junqueira e Jardim São Paulo. Essa escolha se deve à alta taxa de arborização da região, que concentra um elevado número de solicitações para poda.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-estar Animal, Fabiana Grechi, alguns dos benefícios da “Poda Setorizada” para os bairros são a redução de conflitos entre a vegetação e o meio urbano; a melhoria do trânsito de veículos e pedestres; a otimização da iluminação pública;mais segurança com a remoção preventiva de galhos que apresentem maior probabilidade de queda; e umdiagnóstico antecipado de árvores que necessitam ser substituídas.

Caso o munícipe necessite de poda para atender interesses específicos, como a remoção de galhos que interfiram em infraestrutura privada (telhados, muros, câmeras de segurança e cercas elétricas), é possível obter uma autorização ambiental para contratação de podadores cadastrados no Departamento de Meio Ambiente. Para isso, é preciso ir até o Setor de Protocolo do Paço Municipal com os seguintes documentos: cópia do documento de identificação do proprietário e cópia do IPTU do imóvel.

Outra opção é solicitar a execução do serviço agendado pela Prefeitura, mediante o pagamento de uma taxa específica, também requerida no Setor de Protocolo do Paço Municipal (guichê do Meio Ambiente).

A programação dos bairros atendidos pelo Programa “Poda Setorizada” será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente pelo telefone (15) 3205-1199 ou pelo e-mail meioambiente@tatui.sp.gov.br.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CORTEJO DO CIRCO ESCOLA “PÉ VERMELHO” LEVA ARTE E ALEGRIA ÀS RUAS DE TATUÍ NESTA SEXTA-FEIRA (9/5)

A partir das 16h30, a trupe parte da Praça da Santa e segue em direção à Praça da Matriz, com chegada prevista para as 17h30.

AÇÕES DA GCM GARANTEM MAIS SEGURANÇA EM TATUÍ COM PRISÕES DE PROCURADOS E RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO

A GCM identificou uma motocicleta com placa que constava como “veículo dublê” no sistema Muralha Digital. A motocicleta foi apreendida, e a condutora foi apresentada à autoridade de plantão.

PREFEITURA DECRETA LUTO OFICIAL PELO FALECIMENTO DO MAESTRO COELHO, ÍCONE DA CULTURA E DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA CIDADE

O velório do Maestro Coelho será realizado nesta quarta-feira (7/5), a partir das 10h, na Paróquia Sagrada Família.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.