Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU “PAULO SETÚBAL” REALIZA PROJETO “MULHERES NA MÚSICA”, CELEBRANDO A FORÇA FEMININA NA CULTURA E…

MUSEU “PAULO SETÚBAL” REALIZA PROJETO “MULHERES NA MÚSICA”, CELEBRANDO A FORÇA FEMININA NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO

Publicado em:

No hall do primeiro andar do Museu, estão expostos itens que homenageiam a maestrina Ivanilda Maria Rodrigues Gama, que é referência e pioneira na música clássica em Tatuí.

O Setor Educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, está realizando, neste mês de março e no mês de abril, o Projeto “Mulheres na música”, uma homenagem às mulheres, ressaltando o papel delas na arte e na música.

Por meio de uma parceria com a renomada contadora de histórias e escritora Raquel Prestes, o projeto tem como ponto alto o lançamento do livro infantil “Dez Tatus Musicais”, uma obra que presta tributo à maestrina Ivanilda Maria Rodrigues Gama, que é referência e pioneira na música clássica em Tatuí. Com uma narrativa envolvente de Raquel Prestes, o livro infantil destaca a trajetória inspiradora de Ivanilda, que, com talento e coragem, quebrou barreiras e construiu um legado de liderança na música.

O Projeto não só celebra o Dia Internacional da Mulher, mas também leva ao público jovem a importância de figuras femininas no cenário artístico. Ao contar a história de Ivanilda de forma lúdica e educativa, o Projeto incentiva crianças a acreditarem em seu potencial e a buscarem seus sonhos sem limitações. Com contações de histórias e atividades interativas, o lançamento do livro se transforma em um marco de empoderamento e representatividade.

Para complementar a experiência, há um espaço interativo no hall do primeiro andar do Museu, onde estão expostos itens que homenageiam Ivanilda, como fotos, biografia, decorações com notas musicais e imagens de mulheres na música.

A equipe do Setor Educativo do Museu, que está organizando as atividades, é composta por Emilene Vieira Fiuza de Oliveira, Leila Maria Leite Miranda, Regiane Domingues Francisco e Rose Mary Raymundo Falchi, com o apoio de Thony Guedes e Ozias Bispo.

Mais informações sobre este Projeto podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro e está aberto para visitação de terça-feira a domingo das 9h às 17h.

SOBRE A HOMENAGEADA

Nascida em Tatuí, Ivanilda Maria Rodrigues Gama sempre demonstrou paixão pela música e pela educação. Formada em Pedagogia e com uma carreira brilhante como cantora, regente e professora, ela se destacou na liderança de orquestras e na direção musical, rompendo barreiras em um universo predominantemente masculino. Seu legado inspira gerações e reforça a importância de ocupar espaços de liderança na cultura.

RAQUEL PRESTES E O LANÇAMENTO DO LIVRO “DEZ TATUS MUSICAIS”

Escritora tatuiana e contadora de histórias, Raquel Prestes encanta o público infantil com sua linguagem lúdica e envolvente. Com diversos livros premiados em seu currículo, ela propõe, em “Dez Tatus Musicais”, uma narrativa rimada em formato de Tangolomango – uma brincadeira tradicional que estimula a alfabetização e o letramento, enquanto celebra a musicalidade e a criatividade. A obra reforça a importância da música no desenvolvimento das crianças.

O lançamento do livro acontecerá nesta sexta-feira (14/3) e na próxima quarta-feira (19/3), em dois horários, às 9h e às 14h, com atividades de contação de histórias com a própria Raquel Prestes.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ FORTALECE PRESENÇA NO TURISMO PAULISTA EM ENCONTRO DA AMITESP

A solenidade contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. Na foto, ele está entre o turismólogo da Prefeitura, Jean Vinicios Sebastião, e o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima.

INSCRIÇÕES PARA OS SEIS EDITAIS DE CULTURA DA PREFEITURA DE TATUÍ SE ENCERRAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (22/9)

Podem participar proponentes residentes em Tatuí e devidamente inscritos no Cadastro Municipal de Cultura.

EXPOSIÇÃO CELEBRA APRENDIZADO DE ALUNOS DA OFICINA DE DESENHO REALISTA CONDUZIDA POR HÍCARO FERREIRA

Na exposição, estão disponíveis todos os desenhos produzidos em diferentes etapas do curso – desde os primeiros exercícios até os trabalhos finais -, revelando o percurso artístico de cada aluno.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.