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PROJETO “INICIAÇÃO AO SISTEMA BRAILLE PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA” PROMOVE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

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Serão realizadas atividades práticas focadas na criação de materiais pedagógicos adaptados, na produção de materiais em Braille e em práticas de leitura e escrita acessíveis.

No mês de março, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, sediará uma ação inovadora voltada para a inclusão e a acessibilidade de estudantes da Rede Pública. O projeto “Iniciação ao sistema Braille para estudantes da Rede Pública: Fortalecendo práticas inclusivas” acontecerá em todas as quartas-feiras de março (dias 5, 12, 19 e 26), das 14h às 16h, com a orientação do educador e pesquisador Ernandes Justino.

O objetivo do projeto é promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo, ao mesmo tempo em que desconstrói mitos e preconceitos sobre as deficiências. Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de debater sobre direitos humanos e inclusão, entendendo a importância de um olhar mais atento e acolhedor em relação às pessoas com deficiência.

Além disso, serão realizadas atividades práticas focadas na criação de materiais pedagógicos adaptados, abordando temas como a estimulação precoce para pessoas com deficiência visual e baixa visão, produção de materiais em Braille e práticas de leitura e escrita acessíveis.

A iniciativa, que visa fortalecer as práticas inclusivas nas escolas e organizações da sociedade civil, também tem como meta sensibilizar os estudantes sobre a relevância da inclusão no ambiente educacional. Com isso, espera-se ampliar a conscientização e oferecer recursos que auxiliem na formação de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

“Iniciação ao sistema Braille para estudantes da Rede Pública: Fortalecendo práticas inclusivas” é uma iniciativa contemplada pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí.

– SOBRE O ORIENTADOR

Natural de Sobradinho (BA), Ernandes Justino é pesquisador, educador, artista e músico. Formado pelo Conservatório de Tatuí em Clarinete e Musicografia Braille, possui especialização em Educação Especial e mestrado em Educação, com pesquisa intitulada “Desenvolvimento humano e vivência: significação musical para pessoas com deficiência intelectual”.

Como educador social desde 2018, busca promover aprendizagens acessíveis e inclusivas, com foco na defesa dos direitos humanos. Suas pesquisas e práticas pedagógicas abordam o desenvolvimento humano, a criticidade e o fortalecimento das garantias de direitos, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade.

Na área artística, Ernandes Justino é músico, cordelista e artesão, com especial interesse em técnicas de reciclagem. Sua produção artística dialoga com as tradições culturais nordestinas, como a xilogravura e o cordel, explorando formas sustentáveis de criação e valorizando o impacto social da arte.

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