Nesta quarta-feira (26/2), na Câmara Municipal, médicos e enfermeiros da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí participaram do treinamento “Manejo e Tratamento da Sífilis”. A capacitação abrangeu duas turmas, totalizando 25 profissionais.
Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP), o treinamento foi conduzido pela médica ginecologista e obstetra Maria Laura Lavorato Matias. Ela destacou o aumento do número de casos de Sífilis, especialmente entre as mulheres, devido à realização de testes durante o pré-natal; fatores do aumento destes casos; quais são as principais estratégias para minimizar o problema, utilizando novos métodos e recomendações de diagnóstico; e o tratamento e a importância da Notificação Compulsória.
O objetivo, de acordo com o NEP, foi captar o maior número de pacientes com Sífilis, tratá-los adequadamente e reduzir a transmissão entre os parceiros e, especialmente, a Sífilis Congênita, que ocorre quando a gestante/mãe infectada transmite a doença para o feto.
Nos próximos meses, mais treinamentos já estão programados pelo NEP, reforçando o compromisso da Prefeitura em capacitar os profissionais de saúde no atendimento ao público.