Entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, com entrada gratuita, a exposição “Carnaval Cultural: Carros Alegóricos de Tatuí” será apresentada no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, trazendo um panorama histórico e cultural sobre um dos maiores símbolos do Carnaval brasileiro. Com diversas atividades educativas e interativas, a mostra poderá ser prestigiada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e, especialmente, na segunda-feira de Carnaval (3/3), no mesmo horário.
O visitante poderá conferir a evolução dos carros alegóricos desde o século XVII, quando o Carnaval no Brasil surgiu com o “Entrudo”, até os grandes desfiles contemporâneos; e os primeiros carros alegóricos de tração animal em 1854, no Rio de Janeiro, até a influência dos carnavais europeus em Paris e Veneza, que inspiraram a ornamentação dessas verdadeiras obras de arte móveis.
No contexto local, a exposição resgata a memória carnavalesca de Tatuí, destacando os desfiles da cidade desde os anos 1920 e a evolução da elaboração dos carros alegóricos nas décadas seguintes, proporcionando ao público uma imersão na história dos carros alegóricos, resgatando e valorizando a tradição carnavalesca de Tatuí.
Para enriquecer a experiência dos visitantes, a exposição contará com um espaço lúdico, incluindo um mural fotográfico com imagens históricas dos carros alegóricos de Tatuí; um totem do Rei Momo, para fotos interativas; música ambiente carnavalesca, revivendo a atmosfera dos desfiles; e uma oficina de pintura livre, onde crianças e adultos poderão colorir máscaras carnavalescas.
Todo este projeto educativo foi desenvolvido pela equipe do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, que é composta por Emilene Vieira Fiuza de Oliveira, Leila Maria Leite Miranda, Regiane Domingues Francisco e Rose Mary Raymundo Falchi, com apoio de arquivo e material de Thony Guedes.
Prestigie essa viagem pela história do Carnaval e seus carros alegóricos, valorizando o patrimônio cultural e a tradição carnavalesca de Tatuí. A entrada no Museu “Paulo Setúbal” (Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro) é gratuita.