Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. GOVERNO FEDERAL LANÇA NOVO CADASTRO ÚNICO COM SISTEMA REFORMULADO

GOVERNO FEDERAL LANÇA NOVO CADASTRO ÚNICO COM SISTEMA REFORMULADO

Publicado em:

A nova plataforma automatiza o preenchimento das informações das famílias, reduzindo erros e tornando os processos mais rápidos.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa que o Cadastro Único (CadÚnico) será atualizado a partir do mês de março para receber mais funcionalidades. A nova plataforma foi lançada nesta terça-feira (18/2), em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Entre as novidades da ferramenta, estão sistemas de capacitação, monitoramento de fraudes e disponibilidade de relatórios sobre os dados inseridos, que poderão ser acessados pelo Portal de Gestão do Cadastro Único.

O CadÚnico é o principal sistema para inserção de famílias de baixa renda em políticas públicas como os Programas Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Minha Casa, Minha Vida.
Também é usado por governos estaduais e municipais para selecionar beneficiários de políticas locais. Em janeiro de 2025, a base de dados possuía mais de 40 milhões de famílias cadastradas.

De acordo com o MDS, a plataforma deixará de ser apenas um repositório de dados para ser um sistema que permitirá a atualização e o desenvolvimento de novas funcionalidades. A partir do dia 1º de março, o formulário cadastral ficará disponível off-line, permitindo que a coleta de dados seja realizada em locais sem internet, por tablets e celulares. Toda a base de dados está sendo migrada do antigo sistema para o novo pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), que também desenvolveu a versão atual.

A previsão é que o novo CadÚnico seja disponibilizado no dia 20 de março, com a base de dados e todas as novas funcionalidades on-line. Segundo a equipe do MDS, a versão antiga do CadÚnico ficará indisponível durante a migração, mas as ações de inclusão e atualização cadastral não serão interrompidas. Municípios poderão fazer uso dos formulários off-line ou da versão em papel.

“Os principais programas que utilizam o Cadastro Único, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), continuarão realizando ações pontuais de benefícios para garantir o cumprimento das regras”, informou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Tatuí, Wilian Alexandre Nunes da Silva.

Compartilhe:

Outras

Notícias

INSCRIÇÕES PARA O “2º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” SEGUEM ATÉ ESTE DOMINGO (27/4)

Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Municipal de Cultura e apresentar um currículo literário.

COM ATUAÇÃO FIRME CONTRA O TRÁFICO, GCM DE TATUÍ APREENDE DROGAS E PRENDE SUSPEITOS

As substâncias apreendidas somaram 119 porções de cocaína, 54 porções de crack, 38 porções de maconha e 13 porções de haxixe.

PREFEITURA REFORÇA IMPORTÂNCIA DO CADASTRO MUNICIPAL DE CULTURA PARA PROFISSIONAIS E ESPAÇOS CULTURAIS

O cadastro é requisito obrigatório para a participação em editais e chamamentos públicos, garantindo visibilidade, reconhecimento e inclusão nas atividades culturais e turísticas de Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.