O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receberá, nesta sexta-feira (21/2), das 19h às 21h, o Encontro Criative, um evento cultural, educativo e social que tem o objetivo de promover a visibilidade, a inclusão e o respeito à comunidade LGBTQIAPN+. A iniciativa foi contemplada pelo Edital de Cultura nº 04/2023 “Celina Fiusa Araújo”, da Prefeitura de Tatuí.
Nos últimos anos, a sociedade tem enfrentado um aumento nos discursos de ódio, pautados na ignorância e na falta de sensibilidade, resultando em casos de violência e opressão. Diante desse cenário, o Encontro Criative convida a comunidade tatuiana a desmistificar prejulgamentos, fortalecer o respeito à diversidade e apreciar manifestações culturais e artísticas LGBTQIAPN+.
Além do entretenimento, o evento propõe a criação de uma rede de apoio que possibilite a troca de experiências e informações sobre direitos, acessibilidade e enfrentamento à LGBTQfobia. Portanto, o intuito do evento é ser um espaço de acolhimento e conscientização, com atividades que incentivam o diálogo sobre diversidade, direitos e acessos da comunidade LGBTQIAPN+.
A programação inclui apresentações artísticas, debates, rodas de conversa e outras ações voltadas para a construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas.
Para a idealizadora do Encontro, Ju Assis, essa primeira edição marca um importante passo na democratização dos espaços culturais de Tatuí, abrindo portas para novas edições e ampliando o debate sobre diversidade e inclusão.
A entrada para participar do Encontro Criative será gratuita no CEU das Artes, que está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena.
SOBRE A PROPONENTE
Ju Assis é atriz, professora, palhaça, produtora cultural e militante LGBTQIAPN+. Formada em Artes Cênicas pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, Ju Assis tem vasta experiência na produção de eventos culturais, sociais e educacionais, com foco na promoção da diversidade, do respeito e do acesso à cultura para comunidades marginalizadas.