A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, apresenta, nesta semana, dados emitidos pela Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo referentes ao ano de 2024, que comprovam a atuação eficiente e integrada da Guarda Civil Municipal (GCM) no combate ao crime no município.
O relatório aponta que 85% dos flagrantes realizados na cidade são conduzidos pela GCM, evidenciando sua eficiência na prevenção e repressão de crimes. No último período, as forças de segurança efetuaram 1.229 prisões, demonstrando o compromisso com a manutenção da ordem e a proteção da população.
Além disso, foram apreendidas 50 armas de fogo, retirando das ruas instrumentos que poderiam ser utilizados em atos criminosos. Outro destaque foi a recuperação de 193 veículos roubados ou furtados, devolvendo aos cidadãos seus bens e contribuindo para a redução dos índices de criminalidade na região.
A segurança no município também é fortalecida pela “Muralha Digital”, um sistema avançado de monitoramento inteligente que visa ampliar a fiscalização das fronteiras municipais, dificultando a atuação de criminosos e reforçando a proteção dos cidadãos. O investimento em tecnologia para a segurança pública tem sido essencial para a rápida identificação de suspeitos e na resposta eficiente às ocorrências, contribuindo para que Tatuí seja um modelo para outras cidades do Estado de São Paulo.
Graças a esse trabalho contínuo e estratégico, Tatuí foi reconhecida como a 3ª cidade mais segura do Brasil, em um ranking que classifica as 30 cidades mais seguras, de acordo com o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, que foi elaborado pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário. E, para que Tatuí continue garantindo segurança e qualidade de vida aos seus moradores, a Secretaria de Segurança Pública segue investindo na ampliação do efetivo da GCM, no aprimoramento de suas operações e na modernização de equipamentos tecnológicos.