Nesta terça-feira (11/2), a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí recebeu a visita de autoridades de Araraquara (SP) para conhecerem o funcionamento da “Muralha Digital” do município, um sistema de segurança pública implantado em agosto de 2024 e que já se tornou referência para cidades do Estado de São Paulo.
O encontro, conduzido pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí, Cel. Miguel Angelo de Campos, contou com a presença do diretor estratégico de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Kléber Vieira Pinto; do coordenador da Defesa Civil de Tatuí, Sérgio Luiz de Moraes; do diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Tatuí, Juliano Donizeti Crispim; do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Araraquara, Cel. Adalberto Ferreira; do subsecretário de Segurança Pública de Araraquara, 3° Sarg. Gilson Bessegato; do gestor de Trânsito de Araraquara, 3º Sarg. Wagner Isídio; do comandante da Guarda Civil Municipal de Araraquara, Danilo Soler; e de técnicos especializados em tecnologia e monitoramento.
Foram apresentados aos visitantes como funciona a “Muralha Digital” em Tatuí, composta por 47 câmeras de monitoramento em todas entradas da cidade e em pontos estratégicos, que funcionam de forma integrada por meio do software de inteligência artificial de nível nacional para atrelar a plataforma de conexão do município a outros sistemas, entre eles: o Detecta, que é a base de dados do Programa “Muralha Paulista”, do Governo do Estado de São Paulo; o Córtex, do Governo Federal; e o Jecrim, da Região Metropolitana de Campinas. A “Muralha Digital” também conta com o Centro Operacional de Despacho (COD) da Guarda Civil Municipal (GCM), onde qualquer situação irregular ou de anormalidade é imediatamente detectada por agentes municipais de trânsito e GCMs, e providências são tomadas. Além disso, há 14 lombadas eletrônicas educativas, instaladas por meio do convênio “Respeito à Vida”, firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP), que são compatíveis com a tecnologia já existente da Muralha Digital.
Tudo isso tem auxiliado na verificação de veículos roubados ou furtados, bem como na identificação de situações e fatos de interesse policial, auxiliando assim na identidade de criminosos e inibindo possíveis crimes de furto e roubo. “Por isso a importância da cooperação entre os municípios para fortalecer a segurança estadual e regional. É do nosso interesse trabalhar de maneira integrada com os municípios do Estado de São Paulo e da região, cercando e ampliando todas as divisas, gerando uma segurança maior e completa para todos”, destacou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Miguel Angelo de Campos.
Os responsáveis pela Segurança Pública da Prefeitura de Araraquara, além de conhecerem todas estas vantagens, também discutiram a viabilidade técnica e financeira para a adesão a Muralha Digital.
Representantes das cidades de Paranapanema e São Miguel Arcanjo também já realizaram visitas em Tatuí para conhecerem este sistema inovador e a Prefeitura de Capela do Alto entrou em contato demonstrando interesse na implementação, o que reforça a importância da troca de experiências entre os gestores municipais.