Com a missão de garantir a inclusão e o respeito à diversidade, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, promoveu ações importantes no início deste ano de 2025 para fortalecer o diálogo, trabalhar em prol das igualdades racial, étnica e religiosa e garantir a promoção e a defesa dos direitos humanos.
O “Black Chip Hip-Hop” – que aconteceu dia 1º/2, na Praça da Matriz – é um exemplo destas ações. Em um espaço de interação entre jovens, adultos e idosos, o evento promoveu a cultura afro-brasileira por meio do lazer, da educação e das artes, conscientizando a população sobre as igualdades racial, étnica e religiosa. A iniciativa foi em prol da Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu”, em Jaú.
Outro importante momento foi o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Igreja Católica, na última terça-feira (4/2), e direcionado às autoridades municipais e clubes de serviço. A secretária da Pasta, Amanda Simões de Abreu, esteve presente, reforçando o apoio ao tema deste ano: “Fraternidade e Ecologia Integral”, que destaca a necessidade de preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.
No campo da promoção e defesa dos direitos humanos, a Secretaria tem trabalhado para atender às principais demandas da população em alinhamento com os secretários das Pastas respectivas. Além disso, foram implementadas medidas de organização interna e estruturação do fluxo de atendimento aos vereadores e assessores, que agora são direcionados ao vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu (Marquinho de Abreu).
Para garantir a participação efetiva na defesa dos direitos das mulheres, foram nomeadas uma nova coordenadora e novas representantes no Conselho Municipal do Direito da Mulher. Do mesmo modo, perucas e turbantes foram doados ao Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí, contribuindo para elevar a autoestima das mulheres em tratamento oncológico.
Ações da campanha “Não é Não!”, estão sendo elaboradas pela Secretaria para combater o assédio sexual no período de Carnaval, especialmente em bares e estabelecimentos.
Para custeio e investimento no Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí e na Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí em Jaú, foi conquistado um recurso de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar. Além disso, com o valor arrecadado em evento beneficente, foram adquiridos micro-ondas, tigelas, cortinas para armários e outros utensílios para a Casa de Apoio. Ainda com relação à Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí em Jaú, no dia 29 de janeiro, ocorreu a assinatura do Termo de Renovação de Compromisso, reforçando o interesse do município em manter o local em pleno funcionamento até o dia 31 de dezembro de 2028. Também foram tomadas medidas para aprimorar o controle de acesso de pacientes e acompanhantes, alinhando a logística de transporte. Outras iniciativas incluem a renovação da dedetização e limpeza da caixa d’água.
Com o intuito de ampliar a acessibilidade e a inclusão, foi viabilizada a capacitação de uma colaboradora da Secretaria por meio de um curso gratuito de Libras, fornecido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.
Para a Casa da Juventude, que está em construção, foi viabilizado o recebimento de um recurso de R$ 350 mil, por intermédio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, para a compra de mobílias da Casa e de um veículo.
A Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania está incluída no Plano de Governo ESG (expressão original do inglês: Environmental, Social and Governance), que significa Sustentabilidade, Social e Governança. Com foco na excelência administrativa e na valorização dos colaboradores, diversas iniciativas estão sendo implementadas para otimizar os processos internos e fortalecer o atendimento à população.
No eixo Governança, a Secretaria promove treinamentos para capacitar sua equipe sobre a legislação inerente aos temas da Pasta, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Lei Anticorrupção e o atendimento humanizado. Também são repassadas diretrizes sobre o uso adequado dos bens e equipamentos da Prefeitura, normas internas sobre vestimentas e conduta no Paço Municipal e a nova estrutura administrativa. A reorganização dos processos internos e o fortalecimento da interação entre os colaboradores também são prioridades, promovendo um ambiente de trabalho ético, respeitoso e livre de assédio.
Já no campo da Sustentabilidade, foram adotadas práticas para reduzir impactos ambientais e otimizar recursos, entre elas: redução do uso de copos plásticos; economia de papel, com um controle mais rigoroso sobre a impressão de documentos; e capacitação dos servidores para a utilização do SEI Cidades, um sistema que moderniza e digitaliza processos, tornando o trabalho mais ágil e eficiente.