Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Guarda Civil Municipal
  4. »
  5. PREFEITURA E GCM REALIZAM OPERAÇÃO EM CINCO ESTABELECIMENTOS DE SUCATAS E FERROS-VELHOS NESTA SEMANA

PREFEITURA E GCM REALIZAM OPERAÇÃO EM CINCO ESTABELECIMENTOS DE SUCATAS E FERROS-VELHOS NESTA SEMANA

A Operação teve o objetivo de garantir o cumprimento das normas legais e ambientais, além de combater a comercialização de materiais de origem ilícita.

A Prefeitura de Tatuí, por meio dos Departamentos de Fiscalização e de Meio Ambiente, e da Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM), intensificaram nesta semana a fiscalização em estabelecimentos de sucatas e ferros-velhos, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas legais e ambientais, além de combater a comercialização de materiais de origem ilícita.

Na segunda-feira (20/1), as operações foram realizadas no Jardim Europa e na Rua XI de Agosto. No estabelecimento do Jardim Europa, as equipes realizaram a retirada de todo o material que estava depositado irregularmente na via pública. Durante a operação, foi feita a verificação do alvará de funcionamento do ferro-velho pelos fiscais. Na área ambiental, foi inspecionado o barracão e os técnicos constataram que não havia contaminação do solo, o que dispensou qualquer autuação nesse quesito. Os responsáveis foram orientados novamente sobre a proibição de adquirir materiais de origem ilícita. Também foi reforçado que, caso o local opere fora do horário estabelecido no alvará, estará sujeito a notificações.

No ferro-velho da Rua XI de Agosto, diversos materiais de procedência duvidosa foram identificados no local, incluindo cabos de alta tensão e grande quantidade de cobre queimado, que provavelmente são oriundos de furtos em residências e redes elétricas de alta voltagem. As equipes entraram em contato com vítimas de furtos na tentativa de reconhecer os materiais, mas, devido à falta de caracterização exata, não foi possível fazer a identificação precisa dos itens. Além disso, foi constatado que o estabelecimento apresentava documentação em atraso e não possuía permissão nem documentação regularizada junto ao Departamento de Meio Ambiente. Por essas razões, o local foi imediatamente lacrado.

Já na quarta-feira (22/1), a operação contou com o acompanhamento da equipe do Setor de Combate à Dengue, da Secretaria de Saúde. As ações ocorreram no Jardim Manoel de Abreu, no Jardim Tóquio e no Jardim Wanderley.

Os agentes da GCM constataram que um dos estabelecimentos, situado no Jardim Manoel de Abreu, encontrava-se fechado. Já no comércio localizado no Jardim Tóquio, foram identificadas irregularidades na documentação e focos de água parada com larvas do mosquito da Dengue. Diante dessa situação, o estabelecimento foi notificado e as atividades foram suspensas temporariamente até a regularização da situação. No terceiro estabelecimento vistoriado, no Jardim Wanderley, tudo estava em ordem. A documentação estava regular e não foram encontradas irregularidades.

“Nós estaremos realizando operações constantes, diariamente, semanalmente, para legalizar o comércio de sucatas e ferro-velho em nossa cidade”, destacou o GCM da Classe Distinta, João Batista Almeida.

Compartilhe:

Outras

Notícias

INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA MARCA ATIVIDADES DO SENAI TATUÍ EM ABRIL

TATUÍ CELEBRA A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS COM EXPOSIÇÃO DEDICADA AO TROPEIRISMO

Aberta ao público de maio até o dia 29 de junho, das 9h às 17h, a mostra reúne peças do acervo permanente do museu e obras do artista plástico tatuiano Mingo Jacob, que retrata a vida dos tropeiros e o cotidiano rural com grande expressividade.

MAIS DE 35 KM DE ESTRADAS RURAIS SÃO REVITALIZADOS EM TATUÍ NO MÊS DE ABRIL

Ao longo do mês, 13 bairros receberam serviços de regularização de estradas de terras.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.