Nesta segunda-feira (20/1), no Paço Municipal, foi realizada a primeira reunião com os multiplicadores do Projeto “SEI Cidades”, um sistema inovador que será implantado na Prefeitura de Tatuí por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Gestão e Governo Digital do Governo do Estado de São Paulo e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
O SEI Cidades visa implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) promovendo a gestão digital de documentos e de processos administrativos. Essa iniciativa disponibiliza uma plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedida para os municípios paulistas. A ferramenta já é amplamente utilizada por diversas instituições públicas em todo o Brasil e, agora, chega a Tatuí para modernizar e agilizar a administração pública.
De acordo com a diretora-executiva da Secretaria Municipal de Administração e Negócios Jurídicos, Giovanna Cardoso, que é a responsável pela implantação do SEI Cidades na Prefeitura de Tatuí, o SEI possui uma interface intuitiva e oferece inúmeras vantagens para o município, promovendo uma gestão mais eficiente, organizada e transparente. Entre os benefícios estão: otimização do uso de tempo e recursos, permitindo decisões mais ágeis e transparentes; redução do uso de papel, eliminando problemas associados ao acúmulo de documentos físicos, evitando desperdícios e acelerando o acesso a informações; e atendimentos mais rápidos para o cidadão, com maior transparência e acessibilidade.
No decorrer desta primeira reunião para tratar da implantação do Projeto, foram discutidos os próximos passos para a efetivação do sistema no município, incluindo os ajustes necessários. Além disso, o planejamento das capacitações para os servidores municipais, que serão responsáveis por operar o sistema, também foi definido. “A adoção do SEI representa um importante avanço na modernização da gestão pública local, reforçando o compromisso da administração com a eficiência e a transparência nos serviços prestados à população”, comentou o secretário de Administração e Negócios Jurídicos, Markus Henrique Tavares Gonsalves da Silva, que conduziu este encontro.