Na última quarta-feira (4/12), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, o coordenador da Defesa Civil de Tatuí, Sérgio Luiz de Moraes, esteve representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, na solenidade de Certificação do Programa Município Resiliente, um dos mais inovadores programas de gestão de risco e desastres do País.
Tatuí obteve a 44ª posição entre todos os municípios do Estado de São Paulo que obtiveram a pontuação exigida pelo Programa, que, de acordo com o Governo Paulista, é o primeiro programa de gestão de desastres em âmbito regional que se tem notícia no Brasil. Sergio recebeu a certificação das mãos do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Henguel Ricardo Pereira.
As 76 cidades paulistas certificadas são aquelas que possuem uma gestão compromissada com as políticas e as ações de redução de risco e desastre, em harmonia com o desenvolvimento sustentável. A avaliação da gestão municipal é aferida a partir de indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; da participação no Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; e do avanço na Campanha Mundial “Construindo Cidades Resilientes” (MCR2030), do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR).
Desta forma, os municípios são analisados na maneira como administram a redução de risco e de desastre em seu território, demonstrando o compromisso com a segurança e a vida das pessoas.