Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. LANÇAMENTO DO LIVRO “VOZES DA SÃO MARTINHO” RESGATA A HISTÓRIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO EM TATUÍ

LANÇAMENTO DO LIVRO “VOZES DA SÃO MARTINHO” RESGATA A HISTÓRIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO EM TATUÍ

Publicado em:

Escrito por Laura Rodrigues de Souza, Maria Luiza Queiroz Freire e Maíra de Camargo Barros, com projeto gráfico de Daniel do Nascimento Ramos, o livro será lançado no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Às 10h deste sábado (7/12), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá o lançamento do livro “Vozes da São Martinho”, escrito por Laura Rodrigues de Souza, Maria Luiza Queiroz Freire e Maíra de Camargo Barros, com projeto gráfico de Daniel do Nascimento Ramos.

A publicação dá voz aos operários e operárias da antiga Fábrica São Martinho, ícone da industrialização na cidade de Tatuí, sendo resultado da transcrição de entrevistas que revelam as memórias e as vivências dos trabalhadores, oferecendo um olhar inédito sobre o impacto social, econômico e cultural da indústria têxtil no município.

Mais que um registro histórico, “Vozes da São Martinho” conecta memória e patrimônio, trazendo à tona narrativas que destacam a importância do tecido humano por trás da industrialização. Destinada ao público geral, com atenção especial aos jovens, a obra também poderá ser utilizada como material didático, contribuindo para as disciplinas escolares ao promover reflexões sobre pertencimento, história local e consciência social.

Contemplado pelo Edital de Cultura n° 03/2023 “Seleção e Premiação de Publicação de Livros”, da Prefeitura de Tatuí, o lançamento do livro “Vozes da São Martinho” tem entrada gratuita no Museu “Paulo Setúbal”, que está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PROJETO GURI ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS NO POLO DE TATUÍ

A inscrição deve ser feita diretamente no Polo, não é necessário ter conhecimento musical prévio e nem instrumento em casa. E é tudo gratuito.

CARNAVAL CULTURAL: EXPOSIÇÃO DESTACA A HISTÓRIA DOS CARROS ALEGÓRICOS EM TATUÍ

A mostra resgata a memória carnavalesca de Tatuí, destacando os desfiles da cidade desde os anos 1920 e a evolução da elaboração dos carros alegóricos nas décadas seguintes.

NA QUINTA-FEIRA (27/2), CEU DAS ARTES TEM “FOLIA NO CEU” COM ZUMBA CARNAVALESCA

A novidade para este ano é a participação especial dos Blocos “Império do Samba” e “Os Tatus”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.