Quatro veículos – sendo duas motos, um carro e uma bicicleta motorizada – foram apreendidos por irregularidades pela Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) na última semana, entre os dias 18 e 24 de novembro.
Uma das motos, que estava abandonada no bairro Jardins de Tatuí, era um modelo CG Honda 150cc, da cidade de Sorocaba, mas com emplacamento de uma CG BROS 150cc do município de Pereiras. Por estar com sinal identificador adulterado, a moto foi guinchada e conduzida até a Central de Flagrantes.
O outro caso envolvendo uma motocicleta aconteceu na estrada rural do Bairro Santa Adelaide. Os guardas municipais, em patrulhamento, avistaram a moto cuja placa continha uma fita isolante em sua primeira numeração. Eles acompanharam a mesma, mas o condutor se chocou com uma porteira, abandonou o veículo, fugiu com uma sacola plástica nas mãos – a qual também jogou pelo caminho – e entrou em uma casa do sítio. Ao perceber que estava sendo vigiado pelos GCM’s, ele saiu pelos fundos, sentido a mata, não sendo possível localizá-lo. No entanto, a equipe conseguiu identificá-lo e verificar que ele possuía um mandado de prisão por tráfico de drogas. Ao encontrarem a sacola que o indivíduo jogou, os guardas acharam 5kg de fios de cobre, já desencapados e prontos para a venda. Quanto à placa da moto, foi confirmada que era de outro modelo de motocicleta. Diante dos fatos, os fios de cobre e a moto foram encaminhados até a Delegacia, onde permaneceram apreendidos.
Quanto ao carro que foi recolhido ao pátio da CRTrans, a GCM o localizou durante atendimento de uma ocorrência de acidente de trânsito, envolvendo o veículo e uma bicicleta, no Largo da Santa Cruz. Ao checarem a documentação do carro, os guardas constataram que o licenciamento estava vencido desde 2022 e a motorista tinha a CNH também vencida.
Já a bicicleta motorizada 80cc, sem emplacamento e sem documentação, estava sendo conduzida por um adolescente, de 16 anos de idade, no Bairro dos Fragas. O responsável pelo menor foi acionado e o veículo apreendido e levado até o pátio da CRTrans.
DEMAIS OCORRÊNCIAS
Neste mesmo período (18 a 24 de novembro), a GCM abordou 37 pessoas e 8 veículos e registrou 28 atendimentos, sendo: 6 averiguações de atitudes suspeitas; 1 apoio à outras instituições; 2 sinistros de trânsito; 3 capturas de procurados; 1 policiamento preventivo; 7 recolhas, apreensões, adulterações e/ou abandonos de veículos; 1 desacordo comercial; 1 entorpecente localizado; 1 fiscalização; 3 portes de entorpecentes; 1 incêndio; e 1 entorpecente localizado.
Em relação às ocorrências crime, foram 5 homens presos e 1 menor de 18 anos de idade apreendido. Estas ocorrências resultaram em 3 flagrantes, sendo: 1 por tráfico de entorpecentes (foram apreendidas 15 porções de crack, 71 porções de cocaína e 27 porções de maconha), 1 por violência doméstica e 1 por embriaguez ao volante.