A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, está realizando um projeto inédito para a segurança do município: a integração das 14 lombadas eletrônicas educativas, instaladas recentemente em diversos pontos da cidade, com o sistema de monitoramento por câmeras do Programa “Muralha Paulista”.
Estas 14 lombadas eletrônicas, e não radares fixos, que tem a finalidade de educar o motorista e fazer com que ele reduza a velocidade do seu veículo para segurança no trânsito e redução de acidentes, foram instaladas em meados do mês de setembro por meio do convênio “Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade”, do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP).
Já o Programa “Muralha Paulista”, da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, está ativo em Tatuí desde novembro de 2023, e consiste em um sistema integrado de 47 câmeras de segurança cujo objetivo é combater crimes de furto e de roubo, bem como o deslocamento de criminosos. Todos os dados recebidos por este sistema, além de irem para as plataformas conectadas (Detecta, que é a base de dados do “Muralha Paulista”, do Governo do Estado de São Paulo; Córtex, do Governo Federal; e Jecrim, da Região Metropolitana de Campinas), vão para a central de monitoramento local, que fica na sede da Guarda Civil Municipal de Tatuí.
“Com este novo projeto de integração destas duas tecnologias – que são as lombadas eletrônicas educativas e a ‘Muralha Paulista’ – temos agora mais 14 pontos de captação de imagens, bem nítidas em nossa central de monitoramento, que muito nos ajudarão na identificação de criminosos e de autos adulterados e no fluxo de veículos em toda a cidade”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Angelo de Campos.
Ele ainda acrescentou que, após a instalação destes dois sistemas no trânsito tatuiano, foi observada uma maior sensação de segurança no município, com expectativa de diminuição dos índices criminais.