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NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, AUTOR TATUIANO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO SOBRE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES E ACESSIBILIDADE EM TEATRO

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Thiago de Castro Leite, que é ator, pesquisador e pedagogo teatral, lançará a obra “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”.

Na próxima quarta-feira (27/11), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, o artista e escritor tatuiano Thiago de Castro Leite lançará seu primeiro livro. Intitulado “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”, o livro integra a coleção “Pedagogia do Teatro/Artes Cênicas”, da editora HUCITEC e reúne reflexões filosóficas e análises de dois projetos de Formação de Espectadores.

O primeiro projeto trata-se do “Programa Formación de Espectadores”, de Buenos Aires (Argentina). O segundo projeto é “Ações para suspender o tempo”, realizado pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí no ano de 2021, junto a estudantes do Ensino Médio da cidade e associados da APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí.

Fruto da pesquisa de doutorado de Thiago, intitulada “Formação de espectadores: entre navegares, armadilhas e quebra-cabeças”, a obra se debruça sobre a figura do espectador – mais especificamente, sobre os elementos constitutivos de sua experiência e dos efeitos dessa no modo como se relaciona com o mundo.

Recorrendo à metáfora de uma viagem mar afora, o autor vai tecendo sua narrativa, reunindo fatos observados e práticas desenvolvidas junto a estudantes de Artes Cênicas e de Música do Conservatório de Tatuí, no intuito de construir novos elos com espectadores da cidade.

Ao unir a Filosofia da Educação à Pedagogia do Teatro, Thiago conduz o leitor – seja ele espectador, artista ou educador – a desbravar novos mares, a refletir junto com suas palavras sobre a experiência que uma criação artística pode proporcionar às pessoas que dela integram como espectadoras. Além disso, a obra convoca os fazedores de arte a se perguntarem se concebem suas criações levando em consideração a diversidade de pessoas existentes e seus singulares pontos de vista.

A primeira parte do livro se dedica a examinar aspectos decisivos para se experienciar um estado de espectador. A partir da narrativa de Buenos Aires e da reflexão sobre os elementos que compõem aquele projeto, o autor apresenta balizas que, em um segundo momento, serão fundamentais para o início do projeto realizado em Tatuí.

Do segundo capítulo em diante, o que se pode acompanhar é a mobilização de uma série de conceitos importantes para a filosofia se materializar no processo de criação e fruição de experimentos cênicos on-line. Sobretudo, mergulhando em uma discussão necessária e de extrema relevância na contemporaneidade: a acessibilidade no teatro. É procurando dar forma a uma cena acessível a pessoas com deficiência visual que a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí adentra ao campo da audiodescrição – em um primeiro momento, compreendendo as especificidades desse recurso para a comunicação com pessoas cegas e de baixa visão; e em um segundo momento, apropriando-se dela de modo inventivo e poético.

O capítulo que encerra a obra ainda contextualiza e apresenta os esforços de artistas em formação para construir, juntos, uma ideia de mediação teatral, colocando-a em prática – por meio de ações artísticas e pedagógicas de aproximação ao universo das cenas, como, por exemplo, a introdução sensorial – e verificando seus efeitos na fruição do material cênico exibido a seus espectadores – por meio de debates criativos junto ao público.

Nesse sentido, a obra ilumina a viagem percorrida por estudantes de Teatro e de Música e por jovens e adultos com e sem deficiência no entendimento das potencialidades da arte enquanto espaço de igualdade e da pluralidade humana em ato.

“Para mim, é um momento muito especial. É uma honra ter sido contemplado pelo Edital nº 03/2023 ‘Publicação de Livros’, do Museu Histórico ‘Paulo Setúbal’, principalmente, por poder compartilhar uma experiência transformadora para muitas pessoas – com e sem deficiência – que a integraram; um projeto que nasceu em uma instituição pública de excelência no ensino de Artes Cênicas e Música, como o Conservatório de Tatuí. De algum modo, lançar essa obra significa reafirmar o sentido público, plural e igualitário do fazer artístico; significa reafirmar que o teatro é para todos e todas e que, ao respeitar as singularidades que marcam nosso viver juntos em sociedade, a experiência artística é capaz de fazer com que o mundo aumente de tamanho”, comenta Thiago de Castro Leite.

O lançamento contará com tradução em Libras e com a exibição do minidocumentário “Ações para suspender o tempo”, produzido pelo Conservatório de Tatuí. O filme, também acessível em Libras e com audiodescrição, registrou momentos importantes de um dos projetos analisados no livro. Após a exibição do vídeo e a apresentação da obra pelo autor, será realizada uma sessão de autógrafos, com a venda de exemplares ao público.

A entrada para prestigiar esta ação é franca. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

SOBRE O AUTOR

            Thiago de Castro Leite é ator, pesquisador e pedagogo teatral. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), é graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). De 2017 a 2019, atuou como professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Ator-pesquisador da Nossa Trupe Teatral, grupo sediado na cidade de Tatuí desde 2011, integra também a La Luna Cia. de Teatro (Canelinha/SC) desde 2018. Entre 2021 e 2022, foi coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, onde atua como professor de Artes Cênicas desde 2016. Como autor, tem produzido reflexões no âmbito da Pedagogia do Teatro e da Filosofia da Educação – mais especificamente, dedicando-se aos temas do teatro na escola, da formação de artistas da cena, da formação de espectadores e da acessibilidade em teatro.

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