1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. SHOW CELEBRA OS RITMOS AMAZÔNICOS COM RELEITURAS DE CLÁSSICOS DA MÚSICA NORTISTA; EVENTO NO CEU…

SHOW CELEBRA OS RITMOS AMAZÔNICOS COM RELEITURAS DE CLÁSSICOS DA MÚSICA NORTISTA; EVENTO NO CEU DAS ARTES É COM A CANTORA MILA COSTA

Publicado em:

A cantora paraense se apresenta gratuitamente no dia 22 de novembro, às 19h.

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receberá, pela terceira vez, o show “Canto do Uirapuru”, com a cantora paraense Mila Costa. Será nesta sexta-feira (22/11), às 19h, com entrada gratuita.

Com o objetivo de difundir e valorizar a cultura nortista, “Canto do Uirapuru” traz ao público um pedaço da Amazônia, com canções do Norte do Brasil, como carimbo, marabaixo, brega e vertentes latinas, mostrando a cultura, os ritmos, as variações linguísticas e os encantos amazônicos. Além disso, a apresentação possui influências das músicas Caribenha e Erudita. De acordo com a cantora, as letras das canções, em sua maioria, falam das lendas, dos costumes e das variações linguísticas que compõem a diversa e rica cultura da região Norte brasileira.

O show tem um repertório composto por canções autorais de Mila Costa e por releituras de clássicos da música nortista, entre eles: “Ao pôr do sol”, de Firmo Cardoso; “Negro sol”, de Márcio Macedo; e “Foi boto sinhá”, do Maestro Waldemar Henrique.

Segundo a cantora, o nome escolhido para o show, “Canto do Uirapuru”, é baseado no lendário pássaro da Amazônia, o Uirapuru. Conta a lenda, que depois de uma desilusão amorosa, uma indígena pediu para o Deus Tupã transformá-lo em pássaro; assim, enquanto ele cantava, esquecia as dores e ficava perto de sua amada. Ainda de acordo com a lenda, o canto do Uirapuru é poderoso, mas raro de se ouvir. “Questionamos assim a falta de valorização da música e dos artistas do Norte em relação as outras regiões do País. Nosso canto ainda é raro de se ouvir nacionalmente, porém, o nome do show também foi escolhido porque ressaltamos que nossa música e nossos artistas tem um canto único, raro e potente e que leva boa sorte, assim como o canto do Uirapuru”, destaca a cantora.

Mila Costa é cantora lírica e popular, professora de canto e musicoterapeuta, formada em Música pela Universidade Federal do Pará, em Canto pela EMUFRA, graduada em Letras pela ESMAC e especialista em Musicoterapia pelo CENSUPEG.

O show “Canto do Uirapuru” foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”. O CEU das Artes, local do show, está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena.

Compartilhe:

Outras

Notícias

AUDITÓRIO DO NEBAM RECEBE CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA “NOTAS BRILHANTES”

O evento, com entrada gratuita, promete encantar o público com um repertório variado, incluindo a sofisticação da música clássica e a leveza de peças populares.

GRUPO DE TRABALHO, ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) SUSPENDE ATIVIDADES TEMPORARIAMENTE

O recesso administrativo seguirá até o dia 13 de janeiro de 2025.

NO PERÍODO DE 30 DIAS, 18 CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ, SENDO 16 AUTÓCTONES E 2 IMPORTADOS

Neste ano de 2024, a cidade tem um total de 871 casos da doença, sendo 770 autóctones e 101 importados.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo