1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. PRAÇA DA MÚSICA, NO JD. SANTA RITA DE CÁSSIA, RECEBE O PLANTIO DE MAIS DE…

PRAÇA DA MÚSICA, NO JD. SANTA RITA DE CÁSSIA, RECEBE O PLANTIO DE MAIS DE 100 MUDAS DE ÁRVORES FLORESTAIS NAVITAS E FRUTÍFERAS

Na ocasião, cerca de 40 alunos do 4° ano da EMEF “Profª. Magaly Azambuja de Toledo”, junto com seus professores, auxiliaram as equipes no plantio.

Na última semana (de 11 a 14 de novembro), a Praça da Música, situada na entrada do Jardim Santa Rita de Cássia, recebeu o plantio de mais de 100 mudas de espécies florestais nativas e frutíferas. Esta ação faz parte de uma das etapas do projeto de revitalização do local, viabilizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da parceria entre as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-estar Animal e de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho.

Para o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Danilo Floriano, “parcerias como esta são de fundamental importância, pois possibilitam a união de recursos, de conhecimentos e de capacidades que fomentam o desenvolvimento de projetos, gerando benefícios à população”.

A Praça da Música teve sua flora enriquecida com uma diversidade de 21 espécies. Além das espécies já existentes, foram plantadas mais 103 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas da flora brasileira, dentre elas, Ipês nas cores rosa, roxa, amarela e branca; Oiti; Paineira-Rosa; Sibipiruna; Pau-ferro e Pau-brasil.

Na ocasião, cerca de 40 alunos do 4° ano da EMEF “Profª. Magaly Azambuja de Toledo”, junto com seus professores, auxiliaram as equipes no plantio. “As ações de Educação Ambiental que envolvem o plantio de mudas são uma estratégia pedagógica que desperta o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, fazendo com que eles tenham oportunidade de contato com a natureza e que compreendam o papel da sociedade na natureza e as consequências que a mesma provoca ao meio ambiente”, explicou a responsável pela equipe de Planejamento e Educação Ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Daiane Bueno.

De acordo com a arquiteta da Prefeitura, Natalia Jacomino – que elaborou o projeto de revitalização da Praça -, a arborização visa unir questões ambientais e estéticas. “Para tal, foram escolhidas diferentes espécies intercaladas entre si, buscando contribuir com uma maior diversidade da flora e proporcionar uma experiência mais rica para os moradores ao caminharem no local”, complementou.

A entrada da Praça pela Avenida Teófilo de Andrade Gama foi pensada como um cartão de chegada ao bairro, com uma longa linha de ipês coloridos (rosa, branco, roxo e amarelo) que, com os seus diferentes períodos de floração, trarão dinâmica e cor à paisagem. As linhas de árvores já existentes no entorno da Praça tiveram os pontos sem vegetação com novo plantio, visando um caminhar sombreado e confortável para o pedestre. Novas linhas de árvores também foram criadas no interior da Praça para garantir mais conforto para a população nos momentos de lazer e de atividade física. Uma inovação foi a escolha de espécies frutíferas para a implantação de um pomar, sendo o primeiro pomar planejado nas praças do município. Essa é uma novidade no paisagismo, já que a arborização, além de confortável e bela, pode ser usada nos espaços urbanos para produzir alimentos. A escolha também teve um caráter educacional ao reaproximar as crianças das plantas, mostrando de onde vem os alimentos.

Daiane Bueno, do Departamento de Meio Ambiente, reforçou que as áreas verdes urbanas desempenham um papel importante na melhora das condições de vida das cidades e seus benefícios são diversos, indo muito além da valorização visual e ornamental. “Elas possuem a importante função de reduzir efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além de influenciarem no balanço hídrico e servirem de abrigo a diversos animais; sem contar os benefícios estéticos e psicológicos, que refletem no bem-estar das pessoas”, finalizou a responsável pela equipe de Planejamento e Educação Ambiental da Prefeitura.

Conforme informado pela arquiteta Natalia Jacomino, além da arborização, o projeto de revitalização da Praça da Música contemplará a troca da iluminação, a alocação de novos bancos e a implantação de 12 brinquedos e 16 aparelhos de ginástica ao ar livre, incluindo equipamentos PNE, para pessoas portadoras de necessidades especiais;

Compartilhe:

Outras

Notícias

AUDITÓRIO DO NEBAM RECEBE CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA “NOTAS BRILHANTES”

O evento, com entrada gratuita, promete encantar o público com um repertório variado, incluindo a sofisticação da música clássica e a leveza de peças populares.

GRUPO DE TRABALHO, ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) SUSPENDE ATIVIDADES TEMPORARIAMENTE

O recesso administrativo seguirá até o dia 13 de janeiro de 2025.

NO PERÍODO DE 30 DIAS, 18 CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ, SENDO 16 AUTÓCTONES E 2 IMPORTADOS

Neste ano de 2024, a cidade tem um total de 871 casos da doença, sendo 770 autóctones e 101 importados.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo