O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, abrirá suas portas neste sábado (9/11) e no próximo sábado (16/11), das 9h às 17h, para exibições especiais das obras do cineasta Juan Siringo, com debates e intervenções para aprofundar a discussão sobre o seu legado. A atividade integra o Projeto “O Cinema à Deriva”, de Felipe Abramovictz.
O público poderá redescobrir o trabalho do diretor, roteirista, fotógrafo e escritor Juan Siringo, cujos filmes permaneceram inacessíveis por décadas. Nascido em Mar del Plata (Argentina), em 1939, e radicado no Brasil desde os anos 1950, Juan iniciou sua carreira na década de 1960, deixando sua marca no cinema com um estilo único e crítico. Entre as obras que serão exibidas está o curta-metragem “Chico, o leve” (1967), premiado pelo Instituto Nacional de Cinema e exibido no Festival de Karlovy Vary. Também serão apresentados trechos do longa-metragem “A Nova Gente” (1969), cuja estreia foi vetada pela censura da época, além de fragmentos de filmes realizados em 8mm.
O projeto “O Cinema à Deriva” é resultado de uma extensa pesquisa conduzida por Felipe Abramovictz desde 2018, cujo foco é a preservação e o resgate às obras de Juan Siringo, devolvendo ao público o acesso à essas produções. Doutorando em Multimeios pela Unicamp e especialista em Patrimônio Audiovisual, Abramovictz assina a curadoria do evento. “O resgate da obra de Siringo é essencial para a preservação da memória de um cineasta que, apesar de sua relevância, permanece pouco reconhecido”, ressalta Abramovictz.
“Cinema à Deriva” foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 02/2023 “Seleção e Premiação de Propostas de Circulação de Trabalhos Artísticos, exceto Música”, da Prefeitura, e poderá ser conferido pelo público de forma gratuita no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.