Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. CENTRO CULTURAL DE TATUÍ SEDIA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE CELEBRA O TRABALHADOR RURAL E A CULTURA…

CENTRO CULTURAL DE TATUÍ SEDIA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE CELEBRA O TRABALHADOR RURAL E A CULTURA CAIPIRA

Publicado em:

Inspirada nas obras de Almeida Júnior e no fotógrafo francês Éric Garault, Júlia Nakamura Vernillo explora a essência do modo de vida caipira, enfatizando a importância da preservação dessa cultura única.

A exposição fotográfica “Pelo trabalho, os pés tingem de vermelho”, de Júlia Nakamura Vernillo, estará em cartaz no Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, a partir desta sexta-feira (8/11), das 9h às 17h.

A mostra homenageia a vida do trabalhador rural do interior paulista, retratando seu cotidiano, seus costumes e a profunda conexão com a terra e a natureza. Inspirada nas obras de Almeida Júnior e no fotógrafo francês Éric Garault, Júlia Nakamura Vernillo explora a essência do modo de vida caipira, enfatizando a importância da preservação dessa cultura única. A fotógrafa também aborda as novas práticas sustentáveis que estão surgindo no campo, refletindo a transformação agroflorestal que combina tradição e inovação em prol de um futuro mais harmônico com o meio ambiente.

Fotografias que narram os costumes atemporais do interior, como a viola caipira, a religião e o fogão à lenha são apresentadas nesta exposição, bem como imagens que destacam novas formas de trabalho no campo, evidenciando práticas inovadoras e sustentáveis. Além disso, as fotos de Júlia buscam despertar um sentimento de pertencimento e identificação no público, reforçando a importância da preservação da natureza e o respeito pela cultura do campo. O vermelho dos “pés tingidos” pelo trabalho diário simboliza a energia, a força e a paixão que permeiam a vida desses trabalhadores, que carregam consigo o legado da cultura caipira e a sua ligação íntima com a terra.

“Pelo trabalho, os pés tingem de vermelho”, de Júlia Nakamura Vernillo, foi contemplada pelo Edital de Cultura nº 05/2023 “Josué Fernandes Pires”, da Prefeitura de Tatuí, e poderá ser visitada gratuitamente pelo público até o dia 22/11, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural, situado na Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro.

SOBRE A ARTISTA

Júlia Nakamura Vernillo é fotógrafa e cineasta com experiência em retratos, paisagens e projetos de documentação. Apaixonada pela arte visual, possui um currículo com mais de 20 curtas-metragens, premiados em festivais nacionais, incluindo o documentário “Rejunte”. Além de seu trabalho autoral, Júlia atua como estrategista digital e produtora de conteúdo para empresas em Tatuí e outras cidades do Brasil.

Compartilhe:

Outras

Notícias

SOLIDARIEDADE QUE TRANSFORMA VIDAS: CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA O DOCUMENTÁRIO “A GENEROSIDADE TATUIANA”

Filme presta homenagens à memória de Chico Pereira e de Donato Flores, que marcaram a história da cidade com suas ações em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

PREFEITURA REALIZA MAIS DE 600 REPAROS EM VIAS DURANTE O MÊS DE SETEMBRO

As ações de tapa-buracos foram executadas em mais de 54 ruas, distribuídas por mais de 15 bairros.

SENAI TATUÍ ABRE INSCRIÇÕES PARA TRÊS CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Oportunidades incluem capacitações em pintura predial, BIM para o canteiro de obras e leitura e interpretação de projetos, com foco em qualificação profissional e empregabilidade.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.