Após três encontros de uma Oficina de Fotografia com Nathalia Gerevini, o projeto “O Passado, no Futuro Presente – Dos Bastidores da História” apresenta, no período de 4 a 18 de novembro, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, uma exposição que valoriza o patrimônio histórico e cultural da cidade.
A mostra é resultado dos registros fotográficos – usando a câmera do celular – de prédios históricos de Tatuí, que os participantes fizeram durante a Oficina, no mês de outubro, orientados por Nathalia Gerevini – que é fotógrafa formada em Rádio e TV, Cinema e Marketing. Com essa abordagem acessível e contemporânea, o projeto tem o intuito de conectar a comunidade à preservação da memória local, mostrando que o simples ato de fotografar algo cotidiano para muitos, pode se tornar uma poderosa ferramenta de conservação histórica.
Além de ensinar técnicas fotográficas e explorar as funcionalidades da câmera do celular, a Oficina incentivou uma reflexão sobre o valor do patrimônio público material e imaterial local. Por meio dos olhares dos participantes, cada imagem registrada se torna uma ponte entre o passado e o presente, resgatando o valor dos prédios históricos como guardiões da identidade cultural da cidade.
A exposição “O Passado, no Futuro Presente – Dos Bastidores da História” foi contemplada pelo “4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – Mestre Canturião José Pinto de Moraes” e poderá ser visitada pelo público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.