Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU RECEBE “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH”, COM O QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA”

MUSEU RECEBE “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH”, COM O QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA”

Publicado em:

A escolha do repertório busca destacar a conexão entre as influências de Bach e a Música Popular Brasileira (MPB), refletidas nas “Bachianas Brasileiras”.

O quarteto de violoncelos “Cellos do Villa” levará ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, o concerto “Nacionalismo brasileiro à la Bach”. A primeira apresentação será nesta sexta-feira (1º de novembro), às 19h, e a segunda ocorrerá no feriado de 15 de novembro (sexta-feira), às 10h.

Obras icônicas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, em formato camerístico, adaptados para quarteto de violoncelos por Wellington Ramos, arranjador e violoncelista do grupo, serão apresentadas. A escolha do repertório – que inclui peças como “Choros n°1”, “A lenda do caboclo”, “Trenzinho do caipira” e “Modinha” – busca destacar a conexão entre as influências de Bach e a Música Popular Brasileira (MPB), refletidas nas “Bachianas Brasileiras”.

Com o nome em homenagem ao próprio Villa-Lobos, o “Cellos do Villa” irá explorar a versatilidade do violoncelo, transportando o público para uma fusão entre o som marcante do instrumento e os ritmos nacionais que caracterizam o estilo nacionalista do compositor.

De acordo com o quarteto, o concerto foi idealizado para cativar tanto quem já é familiarizado com a música de câmara quanto novos ouvintes, promovendo uma experiência acessível e envolvente. Com repertório cuidadosamente preparado, o grupo espera inspirar o público e enriquecer o cenário musical da cidade, ao mesmo tempo em que demonstra a singularidade do quarteto de violoncelos como formação.

Com entrada franca, o concerto no Museu (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro) foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”.

SOBRE O “CELLOS DO VILLA”

Fundado em 2019, o quarteto “Cellos do Villa” é composto pelos violoncelistas Elen Ramos Pires, Everson Zattoni, Túlio Pires e Wellington Ramos. Com o propósito de divulgar a versatilidade da formação de quarteto de violoncelos, o grupo homenageia em seu nome o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, ele próprio violoncelista. Desde a sua criação, o quarteto tem se destacado pela qualidade de suas interpretações e pelo compromisso com a difusão da música brasileira.

Compartilhe:

Outras

Notícias

QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA” APRESENTA “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH” NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Wellington Ramos, Elen Ramos, Túlio Pires e Everson Zattoni prometem emocionar com um repertório que une a genialidade de Johann Sebastian Bach ao espírito vibrante do nacionalismo brasileiro.

PRAZOS PARA EXECUÇÃO DE CINCO EDITAIS MUNICIPAIS DE CULTURA SÃO PRORROGADOS

Essa prorrogação tem como objetivo oferecer mais tempo para ajustes e regularizações, garantindo a transparência do processo e o sucesso das iniciativas contempladas.

PREFEITURA AMPLIA DIÁLOGO SOBRE SAÚDE MENTAL EM REUNIÃO COM VEREADORES

As três unidades CAPS de Tatuí realizam mais de 4 mil atendimentos mensais e operam no formato de “portas abertas”, garantindo acolhimento para quem busca ajuda.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.