A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, está realizando dois encontros literários especiais com a escritora e psicanalista Taiasmin Ohnmacht, integrando o Programa “Viagem Literária 2024”, no módulo “Encontros com Escritores – Prêmio São Paulo de Literatura”.
As atividades acontecerão nesta quinta-feira (24/10), sendo: às 14h30, uma sessão fechada para os alunos da PEI E.E. “Barão de Suruí”, na própria unidade escolar; e às 19h30, uma sessão aberta ao público, na sede da Biblioteca.
A escritora Taiasmin Ohnmacht falará sobre o seu livro “Uma chance de continuar”, que explora o tema da viagem no tempo a partir da perspectiva da experiência negra. A obra, iniciada antes da pandemia da Covid-19, foi inspirada pelo clássico “Kindred”, da Octavia Butler, e oferece uma reflexão sobre as interseções entre tempo, história, identidade e as limitações impostas por questões sociais e históricas.
Os encontros promoverão uma discussão profunda sobre como a literatura pode abordar temas como identidade, história e liberdade, conectando-os com a realidade de diferentes grupos sociais.
Taiasmin Ohnmacht foi relacionada no catálogo “Intelectuais negras visíveis” (Malê), lançado na Festa Literária Internacional de Paraty. Lançou a novela “Visite o Decorado” (Figura de linguagem) e é autora dos livros “Uma chance de continuarmos assim” (Diadorim) e “Vozes de retratos íntimos” (Taverna), vencedor dos prêmios literários Açorianos e AGES, e finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura.
Para garantir um lugar no encontro com a escritora Taiasmin Ohnmacht, basta comparecer na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” (Rua Santa Cruz, n° 405, Centro), com 15 minutos de antecedência do dia e horário informados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-5647.
PROGRAMA “VIAGEM LITERÁRIA”
O Programa de estímulo à leitura e produção literária é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Ele é promovido em parceria com as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo, com eventos realizados no formato presencial e on-line, contemplando atividades de contações de histórias, rodas de leitura, oficinas de escrita e bate-papo com escritores.
Desde a sua criação em 2008, o programa já percorreu 235 municípios paulistas com cerca de quatro mil ações. Contou com a participação de 294 convidados e impactou mais de 380 mil pessoas.